Ajuda

Fiz o cancelamento da nota fiscal, porém o estado da mesma não foi alterado para cancelada. Como corrigir isto?

Execute o comando “Verificar e atualizar situação da nota fiscal selecionada junto à Sefaz” localizado no menu NF-e situado logo acima dos filtros de notas fiscais. Isto fará com o estado atual da nota seja buscado na SEFAZ e atualizado no MAXIPROD.

Em destaque, comando para atualizar situação da nota fiscal junto à Sefaz

Caso a nota continue não cancelada no sistema, o motivo pode ser que exista algum registro que está impedindo esse cancelamento. Este problema normalmente tem relação com os títulos gerados pela nota fiscal. Verifique se algum dos títulos já está recebido, ou possui um desconto, ou mesmo possui um boleto gerado.

a) Verificar se a nota possui títulos recebidos: na edição da nota fiscal > menu Consultar > Contas a receber. Na tela de contas a receber, veja se algum dos títulos está recebido. Se sim, selecione o título > menu Consultar > Histórico > exclua o lançamento de recebimento.

b) Verificar se algum dos títulos da nota possui um desconto: na edição da nota fiscal > menu Consultar > Contas a receber. Na tela de contas a receber, selecione o título da nota > menu Consultar > Histórico > verifique se existe algum histórico de desconto > exclua o lançamento de desconto. Repita o processo com cada título da nota.

c) Títulos com boleto/pix gerado: para esses casos, deve-se desbloquear os títulos da nota. Note que na grade de títulos da nota, na coluna “Bloqueado”, a informação será “Sim”. Clique no ícone de cadeado ao lado da grade de títulos para desbloquear esses títulos. Lembre-se que ao cancelar a nota, se havia um boleto gerado, esse boleto será excluído do sistema.