Ajuda

“Não é possível realizar esta operação, pois a quantidade do item no estoque é insuficiente ou está indisponível.” Que fazer?

Está página mostra:

Qual o motivo da mensagem?

Esta mensagem é exibida quando o usuário tenta desfazer a emissão ou o recebimento de nota fiscal que afetou o registro de estoque,  tornando sua quantidade insuficiente para desfazer a operação.

1º exemplo:

    • O usuário emitiu uma NF-e de remessa para industrialização, e o sistema movimentou o estoque do item, criando um registro de estoque “Em poder de 3”.
    • Se qualquer propriedade deste registro de estoque for alterada, mediante saída manual, inspeção, mudança de endereço de estoque, alteração do dono e/ou posse, etc., sem que seja por meio da nota fiscal de origem, a quantidade no registro de estoque pode se tornar insuficiente para desfazer a emissão da NF.

2º exemplo:

    • O usuário emitiu uma NF-e de importação, criando um registro de estoque para cada item. Se qualquer um desses registros de estoque sofrer uma alteração nas suas propriedades, não será mais possível  desfazer as movimentações de estoque para desfazer a emissão da nota .

3º exemplo:

    • O usuário recebeu uma NF do fornecedor, criando um registro de estoque para cada item da NF recebida. Se as propriedades desses registro de estoque forem alteradas, reduzindo a quantidade disponível, não será mais possível  desfazer as movimentações de estoque para desfazer a emissão da nota .

Como resolver?

1) Inicialmente, verifique se é mesmo necessário desfazer a emissão ou recebimento da nota fiscal incluindo as movimentações de estoque. Se as alterações na nota fiscal não afetam o estoque, o usuário pode optar por “Desfazer emissão/recebimento > Sem desfazer movimentações de estoque”.

2) Se for necessário desfazer a emissão ou recebimento, desfazendo também as movimentações de estoque, o primeiro passo é descobrir a alteração que alterou a quantidade do registro de estoque. Para isso, o usuário pode utilizar a tela de movimentações de estoque (“Estoque > Movimentações de estoque”) ou a tela de ficha de estoque (“Estoque > Ficha de estoque”).

3) Estas telas mostram as movimentações de estoque de um item em um intervalo de datas. Enquanto a tela de movimentações de estoque exibe apenas as movimentações, a tela de ficha de estoque exibe também a posição do estoque após cada uma destas movimentações. Para saber mais sobre ficha de estoque, clique aqui.

4) Esta situação é mais comum em itens estocados por lote, porque cada movimentação decorrente da emissão ou recebimento de NF poder criar registro de estoque com propriedades mais específicas (lote, número de série e/ou lote interno). Ou seja, diferentes lotes ou números de série geram diferentes estoques (rastreabilidade), que não são agrupados em um mesmo registro.

5) Por outro lado, a rastreabilidade facilita a identificação das movimentações de estoque daquele lote ou número de série.

6) Encontrando as movimentações de estoque resultantes da emissão ou recebimento da NF, é necessário desfazê-las, para permitir desfazer a operação completamente.

Veja também: