Há três possíveis motivos para uma NF ser denegada pela Receita:
- problema com o CNPJ ou Inscrição Estadual da empresa.
- irregularidade com o CNPJ do destinatário em relação à SEFAZ.
- os dados cadastrados do cliente no MAXIPROD não correspondem aos que este tem registrado na SEFAZ.
Recomendamos a consulta da situação dessa NF-e na SEFAZ, utilizando a chave de acesso, no link abaixo: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consulta.aspx?tipoConsulta=completa
A mensagem mais comum de uma NF denegada é:
Neste caso, provavelmente ocorreu o motivo 2, isto é, o destinatário tem alguma irregularidade na SEFAZ. Veja se os dados deste cliente na SEFAZ estão corretos e correspondem ao seu CNPJ, através do link: http://www.sintegra.gov.br/
Também pode ser utilizada a opção de “Buscar dados da SEFAZ”:
Se os dados estiverem corretos, sugerimos que contate diretamente o cliente, informando que a NF foi denegada. Se foi encontrada alguma inconsistência nos dados cadastrados, corrija-os e tente enviar uma nova NF. Uma nota fiscal denegada não pode ser reenviada, pois já consta da base de dados da SEFAZ com sua numeração gravada. É necessário enviar uma nova NF- e com nova numeração:
1) Na tela de “Notas Fiscais”, selecione a NF que foi denegada.
2) Clique no menu “Ações > Duplicar registro selecionado”, criando uma nova NF, idêntica à NF denegada.
3) Corrija as irregularidades
4) Envie novamente a NF-e com o novo número para a SEFAZ, conforme explicado acima
5) Se a NF-e for novamente denegada, entre em contato com o destinatário