Esta mensagem é geralmente exibida quando o usuário seleciona alguma conta financeira nos campos de “Conta de débito” ou “Conta de crédito” de algum dos impostos dos itens da nota, e há valores a serem debitados ou creditados, levando o sistema a tentar gerar lançamentos contábeis nesta conta para estes valores na emissão da nota fiscal.
Como resolver?
1) Clique em “Ok” na mensagem exibida em tela. A seguir, acesse a tela de edição da nota fiscal e clique no ícone do lápis para editar o item da nota fiscal.
2) Na grade de impostos do item da nota fiscal, habilite as colunas “Conta de débito” e “Conta de crédito”.
3) Verifique em qual imposto do item da nota fiscal foi informada uma conta financeira como “Conta de débito” ou “Conta de crédito”. Contas financeiras são contas cuja finalidade é “Adiantamento pago (Ativo)”, “Adiantamento recebido (Passivo)”, “Título a pagar (Passivo)”, “Título a receber (Ativo)”, “Devolução a fornecedor (Ativo)” ou “Devolução de cliente (Passivo)”. Para saber mais sobre finalidades das contas contábeis, clique aqui.
4) No exemplo acima, a conta “16 – Clientes” da finalidade “Título a receber (Ativo)” foi informada como “Conta de crédito” do imposto ICMS. Como havia valor debitado de ICMS, o sistema tentou gerar um lançamento contábil a crédito nesta conta.
5) Se a nota fiscal se encontra em estado de “Digitação”, na edição do item, clique no ícone do lápis para editar o imposto. Expanda a seção “Mais campos” e altere a conta de débito ou crédito, removendo a conta financeira informada.
6) Após corrigir a conta de débito e/ou crédito, “Salve” as alterações e tente emitir a NF novamente. Se necessário, ajuste esta conta também na inicialização dos impostos da operação fiscal.
Se precisar de mais informações, fale com o suporte.
Veja também: