O uso das operações fiscais em documentos de venda ou compra, como, por exemplo, pedidos de venda e notas fiscais, por padrão, depende da validação que o sistema faz em relação a UF do endereço sede da empresa emitente e a UF do endereço sede do cliente/destinatário do documento. Portanto, por padrão, o sistema não permite selecionar operação fiscal de fora do estado quando o cliente/destinatário é de dentro do estado, e vice-versa. O mesmo ocorre quando o destinatário é do exterior e o usuário tenta utilizar operação fiscal de dentro ou fora do estado, sendo necessário preencher com uma operação fiscal cujo CFOP inicie com 3 ou 7.
1) Existem situações onde o usuário precisa emitir nota fiscal fora desta validação, como, por exemplo, quando a própria empresa participará de feira ou exposição em outra UF e dependendo das circunstâncias precisa emitir NF de remessa para a própria empresa com operação fiscal de fora do estado.
2) Para liberar o uso de qualquer operação fiscal, clique no ícone do cadeado ao lado do campo “Operação fiscal”.
3) Clique em “Sim” na seguinte mensagem de confirmação exibida na sequência:
“Deseja realmente liberar o uso de qualquer operação fiscal independentemente de ser dentro/fora do estado ou exterior?”
4) Quando o sistema passa a exibir o ícone do cadeado aberto, significa que a validação da operação fiscal dentro/fora do estado ou exterior deixou de existir para aquela proposta, cotação, pedido de venda, pedido de compra ou nota fiscal.
Veja também: