Esta mensagem é exibida no ERP MAXIPROD quando o usuário está emitindo uma nota fiscal e o campo “Quantidade de volumes” não foi preenchido ou foi preenchido com um valor inválido.
A quantidade de volumes representa o total de volumes/embalagens que compõem o transporte da mercadoria. Essa informação é necessária para a precisão dos dados de transporte e conformidade fiscal.
Esta página mostra:
Como resolver?
1) Na edição da nota fiscal, expanda a opção “Dados de transporte” da seção “Transporte”.
2) Preencha o campo “Quantidade de volumes”, informe um inteiro maior que zero, correspondente ao total de volumes transportados.
Como preencher de forma automática
Pode-se configurar o sistema para calcular automaticamente a quantidade de volumes, com base no cadastro do produto e na quantidade informada na nota. Para isso, no cadastro de cada item, existe um campo chamado “Quantidade por Volume”. Ao preenchê-lo, o sistema usará o seguinte cálculo ao preencher a NF:
Quantidade de Volumes = (Quantidade do item na NF) / (Quantidade por volume cadastrada no Item)
1) Em “Itens > Itens”, abra a edição do item desejado clicando no ícone lápis laranja.
2) Na tela de edição do item, expanda a seção “Pesos, volumes e outras unidades”, e preencha o campo “Quantidade por Volume” com a quantidade de unidades que compõem um volume.
3) Clique no botão verde “Salvar” para gravar as alterações.
4) Ao adicionar o item na nota fiscal, informando a quantidade total de unidades, o cálculo do campo “Quantidade de volumes” é feito de forma automática.
Em caso de dúvida, fale com nosso suporte.
Veja também:
- Notas fiscais: perguntas frequentes
- Para receber NF relacionada a transporte, é necessário informar “Natureza do frete/Tipo do CT-e.”. Como resolver?