Ajuda

“O ICMS do item difere do produto Base de Cálculo * Alíquota (tolerância de ± R$ 1,00).” O que fazer?

Se o usuário tentar emitir NF-e (modelo 55) com algum item no qual o valor do ICMS é diferente do resultado da multiplicação da base de cálculo pela alíquota e, esta diferença é maior que 1 (um) para mais ou para menos, o sistema exibe a seguinte mensagem de “Atenção” com botão “Ok”:

“O ICMS do item {posição do item} difere do produto Base de Cálculo * Alíquota (tolerância de ± R$ 1,00).”

Como resolver?

1) Clique no botão “Ok” da mensagem exibida. Localize o item na NF e clique no ícone do lápis para editá-lo.

2) Na janela de edição do item, veja a seção “Impostos” e clique no ícone do lápis para editar o imposto “ICMS”.

3) Observe que o campo “Valor” estará com o valor fixado, ou seja, significa que foi alterado manualmente pelo usuário e não corresponde ao valor inicializado pelo sistema. O valor fixado em um campo é representado pelo ícone do alfinete ao lado.

4) Ao multiplicar o valor da base de cálculo pelo alíquota, o resultado difere do valor fixado pelo usuário, e esta diferença é maior que 1 (um). No exemplo abaixo, a base de cálculo (20,86) multiplicada pela alíquota (19%) resulta em um valor de 3,96 (três, vírgula, noventa e seis). No entanto, o usuário fixou o valor em 5,00 (cinco).

5) Para o sistema recalcular automaticamente o valor conforme a base de cálculo * alíquota, utilize o menu “Ações” da janela de edição do imposto e clique em “Tornar livre/recalcular”.

6) Os valores serão recalculados conforme as parametrizações do sistema, e os valores fixados serão substituídos pelos valores resultante da inicialização automática.

7) Se, por algum motivo, o usuário não desejar o recálculo automático, pode ajustar o valor manualmente, caso coincida com o valor resultante da multiplicação da base de cálculo pela alíquota, dentro da tolerância de ± 1 (um).

Se precisar de mais informações, fale com o suporte.

Veja também: