Em casos específicos de operações de devolução por recusa de mercadoria, pode ser necessário emitir uma nota fiscal de entrada sem vincular os dados do cliente original. Esta solução aplica-se aos casos em que a nota de entrada é emitida para o próprio CNPJ (sem os dados do cliente original), situação comum em processos de recusa antes mesmo da efetivação da operação, onde a mercadoria retorna ao emissor sem caracterizar uma devolução convencional.
Dessa forma surge uma dificuldade na conciliação dos títulos financeiros, uma vez que o sistema não permite compensar automaticamente títulos referentes a CNPJs distintos, não sendo possível compensar o título a receber (do cliente) com o título a pagar (do próprio CNPJ).
O que fazer?
Na nota fiscal original:
1) Acesse a tela de nota fiscais em “Vendas > Notas fiscais”.

2) Localize a nota de venda emitida e desfaça a emissão sem movimentar estoque.

a) Para isso é necessário acessar a nota de devolução, desfazer o recebimento sem movimentações de estoque e apagar a nota referenciada.

b) Caso contrário, o sistema exibirá a mensagem de que não é possível reabrir a NF:
“Não é possível reabrir esta NF pois ela é referenciada pelas seguintes NFs que estão emitidas. Se desejar reabrir esta NF, primeiro reabra estas NFs que a referenciam: Nota n° ***”

3) Na edição do item da nota, desmarque a opção “Com pagamento”.

4) Reemita a nota clicando no botão verde “Emitir“.

Observação: quando a nota fiscal está na situação “Autorizada”, isto significa que ela já foi enviada e aceita pela SEFAZ, não podendo ser reenviada. Como o que desejamos é realizar alterações no sistema referente ao pagamento, essas alterações ficarão restritas às informações armazenadas no sistema, pois não serão enviadas para a SEFAZ. Se deseja alterar informações desta NF-e na SEFAZ, é necessário emitir uma carta de correção ou cancelar esta NF-e e emitir uma nova.
5) O título será removido de cobrança e não constará mais na tela de contas a receber.

Na nota fiscal de entrada:
1) Acesse a tela de nota fiscais em “Vendas > Notas fiscais”.

2) Localize a nota de entrada emitida (devolução) que está em estado de digitação e referencie novamente a nota original.

3) Após referenciar a nota original,na edição do item, desabilite a opção “Com pagamento” e reemita a nota.

4) O título será removido de cobrança e não constará mais na tela de contas a pagar.

Se ficou alguma dúvida, entre em contato com nosso suporte.
Veja também: