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Que fazer com os títulos da NF original, quando a NF de entrada não contém os dados do cliente?

Em casos específicos de operações de devolução por recusa de mercadoria, pode ser necessário emitir uma nota fiscal de entrada sem vincular os dados do cliente original. Esta solução aplica-se aos casos em que a nota de entrada é emitida para o próprio CNPJ (sem os dados do cliente original), situação comum em processos de recusa antes mesmo da efetivação da operação, onde a mercadoria retorna ao emissor sem caracterizar uma devolução convencional.

Dessa forma surge uma dificuldade na conciliação dos títulos financeiros, uma vez que o sistema não permite compensar automaticamente títulos referentes a CNPJs distintos, não sendo possível compensar o título a receber (do cliente) com o título a pagar (do próprio CNPJ).

O que fazer?

Na nota fiscal original:

1) Acesse a tela de nota fiscais em “Vendas > Notas fiscais”.

2) Localize a nota de venda emitida e desfaça a emissão sem movimentar estoque.

a) Para isso é necessário acessar a nota de devolução, desfazer o recebimento sem movimentações de estoque e apagar a nota referenciada.

b) Caso contrário, o sistema exibirá a mensagem de que não é possível reabrir a NF:

“Não é possível reabrir esta NF pois ela é referenciada pelas seguintes NFs que estão emitidas. Se desejar reabrir esta NF, primeiro reabra estas NFs que a referenciam: Nota n° ***”

3) Na edição do item da nota, desmarque a opção “Com pagamento”.

4) Reemita a nota clicando no botão verde “Emitir“.

Observação: quando a nota fiscal está na situação “Autorizada”, isto significa que ela já foi enviada e aceita pela SEFAZ, não podendo ser reenviada. Como o que desejamos é realizar alterações no sistema referente ao pagamento, essas alterações ficarão restritas às informações armazenadas no sistema, pois não serão enviadas para a SEFAZ. Se deseja alterar informações desta NF-e na SEFAZ, é necessário emitir uma carta de correção ou cancelar esta NF-e e emitir uma nova.

5) O título será removido de cobrança e não constará mais na tela de contas a receber.

Na nota fiscal de entrada:

1) Acesse a tela de nota fiscais em “Vendas > Notas fiscais”.

2) Localize a nota de entrada emitida (devolução) que está em estado de digitação e referencie novamente a nota original.

3) Após referenciar a nota original,na edição do item, desabilite a opção “Com pagamento” e reemita a nota.

 

4) O título será removido de cobrança e não constará mais na tela de contas a pagar.

Se ficou alguma dúvida, entre em contato com nosso suporte.

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