Ao emitir ou receber uma nota fiscal, pode ser exibida a mensagem:
“Os seguintes itens possuem a opção ‘Com pagamento’ diferente da operação fiscal.”
Este aviso não indica um erro crítico, mas sim uma diferença de configuração entre os itens da nota e a operação fiscal vinculada a ela. O sistema verifica se a opção de pagamento dos itens (“Com pagamento” ou “Sem pagamento”) corresponde à definida pela operação fiscal utilizada na nota.
Esta página mostra:
O que significa esta mensagem?
A mensagem aparece quando os itens da nota estão marcados como “Sem pagamento”, mas a operação fiscal associada à nota está configurada como “Com pagamento” (ou vice-versa).
O aviso não bloqueia a emissão/ recebimento da nota, mas informa que há uma inconsistência. É importante verificar e corrigir, se necessário, as configurações da operação fiscal e dos itens para evitar divergências desnecessárias.
Por exemplo: se a operação fiscal padrão da nota exige pagamento (ex: industrialização efetuada por outra empresa), mas algum item foi cadastrado como “Sem pagamento” (ex: amostra grátis), o sistema alertará sobre essa inconsistência. Pois:
A configuração da operação fiscal está “Com pagamento”:
Mas a configuração do item está “Sem pagamento”:
Que fazer quando esta mensagem aparece?
1) O aviso indica que o usuário deve tomar uma decisão:
a) Clicar em “Sim”: continuará a emissão/recebimento da nota, mantendo a divergência.
Observação: Use esta opção se a diferença entre os itens e a operação fiscal for intencional. Caso contrário, corrija os itens para evitar problemas fiscais.
b) Clicar em “Não”: interromperá o processo e voltará à nota fiscal para o usuário ajustar os itens, conforme a configuração da operação fiscal.
- Para alterar a opção “Com pagamento” dos itens, clique no ícone de lápis para abrir a tela de edição e, na sessão “Pagamento” marque a opção “Com pagamento” (é necessário indicar a conta contábil).
Se ficou alguma dúvida, entre em contato com nosso suporte.
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