A alteração automática do CST e alíquota de determinado imposto no momento da emissão da nota fiscal somente ocorre se o parâmetro “Dar preferência para CST e alíquota da NCM” estiver marcado na configuração desse imposto na operação fiscal e houver CST e/ou alíquota fixada para esse imposto no cadastro da NCM.
1) Acesse a edição da operação fiscal da NF, clicando no ícone do lápis ao lado do campo “Operação fiscal”.
2) Na tela de edição da operação fiscal, expanda a seção “Inicialização dos impostos”, e clique no ícone do lápis para editar o imposto.
3) Na tela de edição do imposto, o parâmetro “Dar preferência para CST e alíquota da NCM” fica à direita do campo “CST”:
4) Para verificar se o CST e/ou alíquota se encontra fixado no cadastro da NCM, acesse o menu superior “Fiscal > Cadastros > NCMs”.
5) Localize a NCM na grade e clique no ícone do lápis para editar.
6) Verifique na respectiva seção do cadastro da NCM se o imposto tem CST e/ou alíquota fixada. Para saber mais sobre NCMs, clique aqui.
7) Se alguma das parametrizações citadas acima estiver incorreta, ajuste-a. A seguir, emita uma carta de correção, cancelamento, estorno, etc., conforme orientação da sua contabilidade, e faça nova emissão da NF com as configurações corretas.
Para mais informações, fale com o suporte.
Veja também: