Quando é emitida uma NF-e com numeração já utilizada, e essa nota tem uma chave de acesso diferente da nota presente no banco de dados da SEFAZ, é retornada a mensagem de rejeição “539: Duplicidade de NF-e, com diferença na Chave de Acesso”.
Como resolver a rejeição?
Inicialmente, verifique a nota existente na SEFAZ, para garantir que o envio da nota atual não está sendo feito por engano. Para verificar, copie a chave de acesso dessa nota, mostrada na mensagem de rejeição, conforme destacamos (em negrito) no exemplo abaixo:
“Duplicidade de NF-e com diferença na Chave de Acesso [chNFe: 99999999999999999999999999999999999999999999][nRec:999999999999999]”
1) Acesse o site de consulta de NF-e por chave de acesso, clicando aqui. Digite a chave de acesso e faça a consulta.
2) É possível baixar o XML da nota, se tiver o certificado digital instalado no computador. Para isso, clique no botão “Download do documento”.
3) Com o XML baixado, siga os passos abaixo para importar essa nota para o ERP MAXIPROD:
a) Na tela de notas fiscais, clique no menu “NF-e/NFC-e > Importar XML de NF-e/NFC-e emitida por outro aplicativo”.
b) Não será possível importar essa nota, se existir nota com a mesma série e número no ERP MAXIPROD. Se necessário, exclua a nota atual, desde que não tenha sido transmitida para a Sefaz e caso ela tenha sido feita em duplicidade. Do contrário, siga primeiro os passos explicados mais abaixo.
4) Para reenviar a nota que foi rejeitada, coloque outro número na NF-e. Para isso:
a) Acesse ao menu superior “Fiscal” > “Cadastros” > “Séries de notas fiscais”.
b) Na tela aberta, edite a série fiscal utilizada, digitando o próximo número de NF-e ainda não utilizado no campo “Próximo número”.
c) Agora entre na edição da nota e desfaça a emissão, deixando o campo “Número” em branco.
d) Clique para reemitir e reenviar a NF-e.
Observação: é importante não excluir NF-e rejeitada, justamente porque o motivo da rejeição pode ser alguma instabilidade nos servidores da Sefaz. Nestes casos, pode acontecer da nota ser autorizada, mas não retornar o evento de autorização imediatamente. Portanto, ao invés de excluir ou criar uma nova NF-e, busque entender o motivo da rejeição e resolvê-la. Para saber mais sobre rejeições, clique aqui.