Ajuda

Agendamentos de execução do MRP

Os agendamentos de execução do MRP permitem programar execuções automáticas e recorrentes do MRP em horários pré-definidos, configurando o sistema para calcular as necessidades de materiais automaticamente, sem intervenção manual.

Este recurso é ideal para empresas que desejam otimizar seus processos de planejamento, executando o MRP em horários de menor demanda computacional, como durante a noite, para que as necessidades de produção e compras estejam disponíveis no início do próximo dia útil.

Esta página mostra:

Como acessar os agendamentos de execução do MRP?

Atenção: para criar agendamentos de execução do MRP, são necessárias as permissões: “MRPREC0 – Consultar agendamentos de execução do MRP” e “MRPREC1 – Inserir e editar agendamentos de execução do MRP” no perfil de acesso do usuário.
Para excluir o agendamento, é necessária a permissão “MRPREC2 – Excluir agendamentos de execução do MRP” no perfil de acesso do usuário. Para saber mais, clique aqui.

1) Acesse o menu superior “Produção > MRPs”.

2) Na tela de MRPs, clique no ícone “Roda dentada” no canto superior esquerdo, selecione a opção “Agendamentos de execução do MRP”, conforme mostrado na imagem abaixo:

3) Será aberta a tela de “Agendamentos de execução do MRP”.

Como criar um agendamento?

1) Na tela de “Agendamentos de execução do MRP”, clique no botão verde “Agendar MRP”.

2) Será aberta a tela “Agendamento de execução do MRP” com os seguintes campos a preencher:

  • De: selecione a data em que o agendamento deve começar a ser executado.
  • Término:
    • “Nunca” (opção padrão): o agendamento será executado indefinidamente conforme a recorrência definida.
    • “Em”: ao selecionar esta opção, um campo de data será exibido para que você defina uma data específica de término do agendamento.
  • Estado:
    • Ativo: quando marcada, esta opção permite que o agendamento seja executado automaticamente conforme programado. Ao criar um novo agendamento, este campo vem marcado por padrão. Desmarque para pausar temporariamente o agendamento sem o excluir.
  • Frequência:
    • Intervalo de dias: ao selecionar essa opção, um campo “Repetir a cada” é exibido, informe de quantos em quantos dias o MRP deve ser executado (ex: a cada 2 dias).
    • Dias da semana: ao selecionar essa opção, um campo “Dias da semana” é exibido, selecione um ou mais dias da semana (ex: segunda a domingo) em que o MRP deverá ser executado automaticamente.
    • Mensal: ao selecionar essa opção, um campo “No dia” é exibido, para informar o dia do mês no qual o MRP deve ser executado mensalmente.
    • Anual: ao selecionar essa opção, um campo “No dia” é exibido, selecione a data específica em que o MRP será executado uma vez por ano
  • Horário: defina o horário para execução.

3) Clique no botão verde “Salvar” para criar o agendamento. O agendamento salvo passa a ser exibido na grade, conforme mostrado abaixo:

Como editar um agendamento?

1) Na lista de agendamentos, localize o registro a modificar. Clique no ícone “lápis” na coluna “Ações”.

2) Faça as alterações necessárias na tela de edição.

3) Clique no botão verde “Salvar” para confirmar as alterações.

Observação: ao editar um agendamento recorrente, o sistema cancelará automaticamente a recorrência anterior e criará uma nova com as configurações atualizadas.

Como excluir um agendamento?

1) Na lista de agendamentos, localize o registro a excluir. Clique no ícone “lixeira” na coluna “Ações”.

2) Será exibida uma mensagem de confirmação: “Tem certeza de que deseja excluir este agendamento?”. Clique em “Sim” para confirmar a exclusão.

a) Somente é possível excluir um agendamento se não houver execuções de MRP relacionada a ele. Caso existam execuções vinculadas, será exibida a mensagem:

“Atenção: Não é possível excluir este agendamento, pois ele é referenciado por execuções de MRP.”

b) Nesse caso, opte por inativar o agendamento, inativar pausa a ocorrência dos agendamentos sem apagar as referências existentes.  Para isso, edite o agendamento conforme ensinado aqui e desmarque a opção “Ativo”.

Como consultar as execuções relacionadas a um agendamento?

1) Na tela de “Agendamentos de execução do MRP”, marque o checkbox (caixa de seleção) ao lado do agendamento desejado. Clique no menu “Consultar” no canto superior direito e selecione a opção “MRPs”.

a) Se nenhum agendamento estiver selecionado, o sistema retornará a mensagem: “É necessário selecionar ao menos um registro.”

b) Se mais de um agendamento estiver selecionado, o sistema retornará a mensagem: “É necessário selecionar apenas um registro.”

2) Será aberta uma tela com a lista das execuções de MRP relacionadas ao agendamento selecionado.

3) Clicando no ícone olho da execução do MRP pode-se visualizar informações detalhadas, como seu registro de execução, planejamento de produção e resultado da execução.

Como visualizar agendamentos na tela de MRPs?

1) Identificação de execuções agendadas: na tela de MRPs (“Produção > MRPs”), as execuções geradas por agendamentos podem ser identificadas pela coluna “Rodado por”, onde:

  • Execuções manuais: exibem somente o apelido do usuário que executou o MRP.
  • Execuções agendadas: exibem o ícone “calendário” seguido do apelido do usuário.

2) Acesso rápido ao agendamento: na tela de MRPs, localize uma execução que tenha o ícone “calendário” na coluna “Rodado por”.

a) Clique no ícone “calendário”.

b) Será aberta a tela de edição do agendamento que gerou aquela execução de MRP.

Para mais informações, entre em contato com o suporte.

Veja também: