Aparas são fragmentos ou sobras de material resultantes do processo de produção, podendo ser armazenados e reaproveitados. No ERP MAXIPROD, o apontamento de aparas também é usado para aferir o rendimento de processos de corte de materiais, tais como metal, papel ou plástico.
Esta página inclui:
- Como cadastrar um item apara?
- Como retirar aparas de uma ordem de produção?
- Como é calculado o percentual de aparas?
- Como desfazer uma retirada incorreta de aparas?
- Pode-se desfazer uma retirada incorreta de aparas, sem desconcluir a OP?
Como cadastrar um item apara?
1) Para aferir as aparas, primeiramente cadastram-se itens APARA para cada item fabricado (item-pai). É importante informar o custo unitário no cadastro do item-apara, pois isso pode afetar o custo final da produção.

2) Para inserir esta apara na estrutura de produto do item desejado:
a) Acesse a tela de cadastro do item-pai da estrutura de produto.
b) Clique para expandir a seção “Aparas”. Clique no botão verde “Novo” para adicionar o item-apara.

c) Preencha os campos “Operação”, “Item apara” e “Quantidade” e clique no botão verde “Salvar”:

d) Também é possível consultar e inserir aparas do item através do menu “Consultar > Aparas do item”:

e) Após inserir uma “Apara” na estrutura de produto do item, é exibido o símbolo de reciclagem ao lado da coluna “Procedência”, indicando que aquele item é uma apara.

Importante: na tela de cadastro do item-pai, a estrutura de produto é apresentada na seção “Estrutura do produto”, enquanto as aparas são apresentadas na seção “Aparas”. As informações ficam separadas.
3) É possível consultar a estrutura de produto com insumos e as aparas por meio da opção “Consultar > Estrutura de produto”.

4) As aparas na estrutura de produto do item são identificadas pelo símbolo de reciclagem verde ao lado da coluna “Procedência”, facilitando sua visualização. Esse símbolo indica que o item não é um item-filho propriamente dito. Nesse caso, o material não entra, mas sai do estoque em elaboração do produto.

5) No exemplo acima, a operação que gera a apara é a 20, o que significa que a movimentação de aparas será registrada ao fazer o apontamento da operação 20.
6) As aparas podem ser retiradas pelo apontamento de operações, desde que o usuário marque a opção “Informar parada”, quando se torna visível a seção “Retirada de apara da ordem de produção”. Ao expandir a seção, os campos são apresentados para preenchimento. Para saber mais sobre apontamento de operações, clique aqui.

Como retirar aparas de uma ordem de produção?
1) Acesse o menu superior “Produção > Ordens de produção”.

2) Na tela de edição de uma OP ou na própria tela de “Ordens de produção”, acesse o menu “Ações > Retirar apara da OP”.
Opção 1:

Opção 2:

3) Na janela aberta, há os seguintes campos:

- “Ordem de produção”: inicializado com o número da OP selecionada ou em edição/aberta.
- “Operação”: inicializado com a operação do item informado no campo “Itens: apara”, podendo ser alterada.
- “Quantidade”: inicializado com o produto da quantidade informada do item-apara pela quantidade prevista na OP, podendo ser alterada.
- “Itens: ‘Apara'”: lista de todos os itens definidos como “Aparas”, do item a ser produzido pela OP.
- “Valor unitário” há 3 possibilidades:
- Cadastro do item: utiliza o valor informado no campo “Custo de aquisição”, no cadastro do item.

- Manual: permite a digitação de um valor desejado.
- Média das baixas de insumo: exibe um novo campo com a lista de todos os insumos já baixados para a OP. O valor unitário da apara retirada será a média ponderada das baixas já realizadas do item selecionado no segundo campo.

- “Destino“: inicializado com a conta contábil de estoque vinculada ao “Tipo contábil” do cadastro do item. Poderá ser tanto um “Estoque”, quanto uma “Conta” . Se selecionada uma conta, não haverá movimentação de quantidade, apenas de valor.
- “Endereço de estoque“: inicializado com o endereço de estoque padrão do item apara, se houver.
4) Após preencher os campos, clique no botão “Retirar aparas” para concluir a ação.
5) Acessando a tela de “Movimentações de estoque”, aparecerá uma linha de “RETIRADA DE APARA DA OP [nº da OP]” com todas as informações de quantidade, valor e destino:

Como é calculado o percentual de aparas?
O percentual de aparas é calculado a cada apontamento de produção:
% aparas= 100% * peso das aparas / (peso do produto + peso das aparas)
onde:
- peso das aparas: quantidade de aparas apontado * peso unitário líquido do item das aparas
- peso do produto: quantidade de produto apontado * peso unitário líquido do produto
Por exemplo: % aparas= 100% * 100 / ( 500 + 100 ) = 16,67%
Considerando que o material recebido pela operação foi transformado em produto e aparas, o percentual representa o peso das aparas sobre o total.

Como desfazer uma retirada incorreta de aparas?
Se houve uma retirada incorreta de aparas de uma OP após a sua conclusão, siga os passos abaixo para corrigir:
1) Na tela de ordens de produção, desconclua a OP através do menu “Ações”, ou exclua as movimentações de conclusão através da tela de movimentações de estoque, em “Estoque > Movimentações de estoque” :


2) A seguir, exclua a movimentação incorreta de retirada de aparas, através do menu “Ações”, na tela de “Estoque > Movimentações de estoque”.

3) Agora, faça uma nova retirada de aparas e conclua novamente a OP.
Pode-se desfazer uma retirada incorreta de aparas, sem desconcluir a OP?
Esta opção é bem interessante quando a quantidade concluída da OP tem movimentações posteriores, sendo trabalhoso desfazê-las para então desconcluir a OP e ajustar a quantidade incorreta de aparas.
1) Pode-se excluir a movimentação incorreta de aparas pela própria tela de edição da OP, na seção “Aparas” ou pela tela de movimentações de estoque, sem reabrir a OP.

2) A seguir, acesse a tela de edição do apontamento da OP, na qual foi informada a quantidade incorreta de aparas, e:
a) Desfaça a parada desmarcando os 3 campos: “Informar data e hora de fim manualmente”, “Concluir operação”, “Informar parada” e salvando o apontamento. Isso faz com que o apontamento não esteja mais finalizado, apenas iniciado.

b) Sem fechar a janela de edição do apontamento, marque novamente o campo “Informar parada”, preencha manualmente a data/hora com a data/hora informada anteriormente, marque a opção “Concluir operação”, e informe a quantidade correta de aparas a retirar. Salve novamente o apontamento e feche a tela de edição.

c) Será criada uma nova movimentação de aparas da OP, que não precisa ser reaberta. Pela própria tela de edição da OP, abra a tela de edição da movimentação de aparas e altere a data/hora para uma data/hora anterior à movimentação de conclusão da OP.

d) A seguir, recalcule o estoque para corrigir o valor da movimentação de conclusão da OP. Para isso, na tela de estoque acesse o submenu “Ações > Recalcular custos do estoque atual”. Desta maneira, os valores das movimentações posteriores serão corrigidos.

Para mais informações, fale com o suporte.
Veja também: