⚠️ Importante: esta página se refere à nova versão do ERP MAXIPROD. Se ainda não fez a migração de ordens de produção para a nova versão, entre em contato com o suporte. Veja as novidades da nova versão, clicando aqui. Para saber mais sobre o funcionamento do MRP na antiga versão, clique aqui.
Veja também:
- MRP (antiga versão)
- Quais as novidades da nova versão das ordens de produção?
- Agendamentos de execução do MRP na nova versão
Esta página mostra:
O que é MRP?
O MRP (Material Requirements Planning) é uma função do sistema de gestão que calcula as necessidades de compras e produção das empresas industriais. Para isso, faz uma análise dos pedidos, consumo previsto, nível de estoque, entre outros. Assim, sugere as solicitações de compra (SCs), ordens de produção (OPs) e solicitações de envio/recebimento para terceirização, visando o atendimento dos pedidos, sem falta nem excesso de estoque. É a principal ferramenta de gestão de materiais e produção das empresas industriais.
Consiste numa funcionalidade do sistema de gestão voltada ao planejamento das necessidades de compras e produção nas empresas industriais. Ele realiza uma análise detalhada de: pedidos de venda, estrutura de produto, estoque atual e consumo previsto, bem como, as entradas previstas originadas por solicitações e pedidos de compra ou ordens de produção.
Com base nesse cálculo, o MRP gera automaticamente sugestões de solicitações de compra (SCs), ordens de produção (OPs) e solicitações de envio ou recebimento para terceirização, com um prazo sugerido, visando garantir o atendimento das demandas sem compras ou produções desnecessárias.
Como funciona o MRP?
Quando rodado, o MRP é responsável por gerar sugestões de:
- Solicitações de compra: em casos onde o item do pedido de venda é “Comprado”.
- Ordens de produção: em casos onde o item do pedido de venda é “Fabricado”.
- Solicitações de envio para terceirização: quando há a necessidade de um item “Comprado” cujo item-filho está marcado como “Fornecido por nós (terceirização)”.
- Solicitações de recebimento para terceirização: quando há a necessidade de um item “Fabricado” cujo item-filho está marcado como “Fornecido pelo cliente (terceirização)”.
Veja também:
Todos esses registros são gerados no estado “Sugerido”, que indica a criação pelo MRP, a confirmação efetiva dessas necessidades depende da aprovação pelo usuário. Enquanto sugeridas, ao rodar o MRP posteriormente, essas necessidades podem ser modificadas ou excluídas, a depender da nova análise feita em seu cálculo.
Para seu cálculo, o MRP usa informações como:
- Pedidos de venda em estado “Aprovado” ou “Faturado c/ entrega futura” (produtos a entregar para os clientes)
- Estrutura de produto, que associa os itens fabricados com seus insumos fabricados ou comprados.
- Estoque de itens comprados e fabricados, e suas reservas para pedidos.
- Ordens de Produção não concluídas, e que ainda precisam receber insumos.
- Solicitações de Compra (a partir do estado “sugerida”) e pedidos de compra (a partir do estado “em digitação” desde que as quantidades ainda não tenham sido recebidas), e suas reservas.
- O lead-time e folga, em dias, de cada operação da produção. O lead-time inclui o tempo de espera em filas, além do tempo de trabalho, permitindo estimar as datas de produção, e as datas das necessidades de compras.
- O ponto de ressuprimento, estoque mínimo, prazo de aquisição e outras propriedades de cada item.
Mudanças
O funcionamento se baseia na antiga versão, considerando as necessidades, prazos e as verificações já conhecidas, descritas com mais detalhes aqui.
As mudanças em comparação à versão anterior são:
- Melhorias de desempenho: o MRP está mais inteligente, agora, a análise é feita detalhadamente em todas as configurações do cadastro do item, garantindo maior assertividade em suas sugestões.
- Menor tempo de execução: além da análise mais detalhada, o tempo de execução ao rodar o MRP diminuiu.
- Agendamento de execução: permite agendar a execução automática (recorrente ou não) do MRP por empresa. Para saber mais, vejo o tópico a seguir.
- Registro de execução: novas telas foram criadas, que permitem ao usuário verificar o resultado do MRP, ou seja, os totais de solicitações/ordens de produção sugeridas, ou os motivos de erro. Para saber mais, veja este tópico.
- Acompanhamento da execução: em casos onde a execução ainda não foi finalizada, é possível acompanhar a barra de andamento, horário de início, bem como, os estágios de análise em cada momento, inclusive após sua conclusão. Para saber mais, veja este tópico.
- Planejamento de produção: no planejamento, o MRP indica e exibe todos os registros de entrada e saída por item, justificando as sugestões criadas. Para saber mais, clique aqui.
- Além de outras melhorias no layout da página, para visualizar, clique aqui.
Permissões
As permissões de acesso relacionadas ao MRP na nova versão são:
- MRP001 — Rodar o MRP.
- MRP002 — Consultar logs de execução do MRP.
- MRPREC0 — Consultar agendamentos de execução do MRP.
- MRPREC1 — Inserir e editar agendamentos de execução do MRP.
- MRPREC2 — Excluir agendamentos de execução do MRP.
⚠️ Importante: O usuário responsável por executar o MRP (“MRP001 – Rodar o MRP”) não precisa de permissões relacionadas à criação de solicitações de compra ou ordens de produção. No entanto, ao executá-lo, ele será vinculado à SC/OP sugerida pelo MRP como criador, com origem “MRP”.
Como consultar as execuções do MRP?
1) Acesse o menu “Produção > MRPs”.

2) A tela exibirá as execuções do MRP, clique no ícone de “olho” para visualizar os detalhes da execução.

a) Observação: os dados da execução e do planejamento de produção são exibidos somente para as execuções realizadas na nova versão, para o MRP que foi executado em versão anterior, o sistema exibirá:
“MRP atual não possui registros de execução, pois foi gerado em uma versão anterior do sistema.”

3) As colunas disponíveis são:
- Início: data de início de execução do MRP.
- Fim: data de conclusão do MRP.
- Tempo de execução: tempo desde o início até o fim da execução.
- MRP: indica se o MRP foi executado globalmente ou por item. Registros de execução na versão anterior podem aparecer por item.
- Estado: indica o status do MRP no momento, os estados são:
- Criado: estado antes do início da execução.
- Agendado: previsto para executar por agendamento, saiba mais clicando aqui.
- Executando: neste estado, o MRP está realizando as análises e cálculos para criar o planejamento.
- Finalizado: quando finalizado, o MRP já calculou e fez o planejamento, criando as solicitações e/ou ordens de produção.
- Cancelado: neste estado, o MRP foi barrado pela ação do usuário e apesar de criado, não faz nenhuma sugestão.
- Falha: quando falha, é retornado o motivo do erro e nenhuma sugestão é criada.
Como gerar o MRP?
⚠️ Importante: para realizar essa ação, é necessária a permissão “MRP001 – Rodar o MRP”.O usuário responsável por executar o MRP não precisa de permissões relacionadas à criação de solicitações de compra ou ordens de produção. No entanto, ao executá-lo, ele será vinculado à SC/OP sugerida pelo MRP como criador, com origem “MRP”.
1) Acesse o menu “Produção > MRPs”.
2) Na tela de MRPs, clique no botão verde “Rodar MRP” no canto superior esquerdo.

3) Uma janela será aberta, clique no botão verde “Iniciar execução”, em seguida, clique em “Sim” para confirmar a ação.

Status da execução
1) A seção “Execução” permite visualizar o andamento, horário de início e o acompanhamento das etapas.
2) Enquanto a execução está andamento, o botão “Cancelar execução” fica disponível. Essa ação interrompe a execução e seu estado é alterado para “Cancelado”.

Planejamento da produção
1) A seção “Planejamento da produção”, mostra a análise realizada pelo MRP e os registros (entradas e saídas) considerados no cálculo para cada item.

2) O ícone de “olho” possibilita consultar, em detalhes, quais são as entradas e saídas, considerando as datas de necessidade, reservas, entre outros fatores.

Resultado da execução
1) A seção “Resultado” mostra as principais informações da execução, ao final, é exibido um total de registros gerados.

Como agendar a execução do MRP?
A nova versão do MRP possibilita o agendamento da execução, permitindo que ela aconteça automaticamente em uma data pré-definida ou periodicamente.
1) Na tela de MRPs, vá até o menu “Roda dentada > Agendamentos de execução do MRP”.

2) Clique no botão verde “Agendar MRP”, para criar um novo agendamento e defina as configurações. Para saber mais detalhes, clique aqui.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte.
Veja também:
- MRP (antiga versão)
- Quais as novidades da nova versão das ordens de produção?
- Agendamentos de execução do MRP na nova versão