O PCP (Planejamento e Controle da Produção) é a parte do ERP responsável pela gestão da produção, e constitui o principal diferencial das empresas industriais. Nem todos ERPs realizam esta função, há também os que possuem apenas as funções administrativas, tais como Compras, Estoque, Vendas, Fluxo de Caixa e Contabilidade. O apontamento de materiais e mão de obra também fazem parte do PCP.
Contudo, PCP e MRP são termos que às vezes se confundem com “ERP de aplicação industrial” mas, na realidade, correspondem a aspectos ou partes do mesmo.
Diferentemente do PCP, o MRP (Manufacturing Resource Planning) é um procedimento de cálculo, sendo parte do PCP. Resumindo, o MRP calcula as necessidades de novas ordens de produção e compras, em função do estoque atual e dos pedidos de venda. Dependendo do ERP, o MRP pode ter diferentes características, e ser voltado mais para um ou outro segmento empresarial.
O ERP MAXIPROD é uma solução completa de gestão industrial e empresarial. Atende da engenharia à contabilidade, passando por vendas, compras, produção (PCP, que por sua vez inclui o MRP), estoque, fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, contabilidade, e muito mais.
Como implantar o PCP em sua empresa industrial?
Sua empresa poderá implantar a gestão industrial passo a passo, junto ou após a implantação das demais funcionalidades. As etapas são:
- Cadastramento dos grupos e itens
- Cadastramento das estruturas de produto em ‘n’ níveis, que ligam os itens-pais aos itens-filho
- Criação e execução das ordens de produção
- Apontamento de baixa de insumos para as ordens de produção
- Apontamento das operações das OPs
- MRP: procedimento que calcula as necessidades líquidas de produção (ordens de produção) e compras (solicitações de compra).
Pedidos de venda e ordens de produção não são a mesma coisa!
Outras funcionalidades importantes:
O ERP MAXIPROD tem as principais funcionalidades utilizadas pelas empresas industriais:
- Apontamento de produção
- Reservas de estoque, pedidos de compra e ordens de produção para itens de pedidos de venda
- Rastreabilidade:
- qual é a origem dos insumos de cada item produzido?
- a que produtos foi incorporado cada insumo?
- a rastreabilidade atende os requisitos da ANVISA para as indústrias de alimentos, cosmética e farmacêutica.
- Estocagem por lote: quando um item é estocado por lote, o MRP verifica a data de validade, para não usar lotes com data de validade anterior a uma data-limite.
- Terceirização: o MRP leva em consideração estoques próprios em poder de terceiros, e de terceiros em nosso poder, sugerindo aquisições e movimentações.
- Itens alternativos são conjuntos de itens similares. Por exemplo, permitem o uso de grampos de aço no lugar de grampos de plástico, em uma ordem de produção.
- Ordens de produção multinível reduzem a quantidade de ordens de produção, consumindo o item intermediário (sem OP) logo depois de produzido.
Veja como o ERP MAXIPROD pode aumentar sua rentabilidade no seu segmento
O ERP Industrial MAXIPROD atende às necessidades de empresas industriais de todos os portes e segmentos, além de empresas de serviços, distribuição e manutenção.
É um sistema naturalmente flexível, que permite iniciar a operação a baixo custo, e agregar mais usuários e funcionalidades na medida do crescimento da empresa.
Pela amigabilidade e simplicidade de uso, funciona também como “treinamento permanente”, colaborando para a estruturação da empresa conforme as melhores práticas de gestão industrial.
O ERP Industrial MAXIPROD é uma solução completa, da engenharia à contabilidade, passando por vendas, compras, produção, estoque, fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, etc.