Ajuda

Como o MRP trata SCs/OPs sugeridas já existentes?

As solicitações de compra ou ordens de produção sugeridas pelo MRP somente são confirmadas mediante ação do usuário. Ou seja, o MRP calcula a necessidade e cria as sugestões de compra e produção, mas o usuário precisa verificar e emitir estas SCs/OPs.

Está página mostra:

Como o MRP trata SCs/OPs sugeridas já existentes?

Quando o MRP é executado, eventuais solicitações de compra ou ordens de produção ainda no estado “Sugerida”, e, portanto, não confirmadas pelo usuário, são apagadas. A seguir, o MRP cria novas SCs/OPs sugeridas para atendê-las.

Por exemplo:

a) O MRP é executado a primeira vez e encontra uma necessidade de 10 unidades do “Item 0001”.

b) Sugere uma SC/OP do “Item 0001” conforme a sua procedência.

c) A SC/OP sugerida do “Item 0001” não é confirmada e há uma alteração de quantidade ou na data de necessidade.

d) Ao executar novamente o MRP, o sistema apaga as SC/OPs anteriores não confirmadas e gera novas SCs/OPs com base na nova quantidade ou data de necessidade.

Solicitações de compra “Emitidas” ou ordens de produção no estado “A produzir”, portanto, confirmadas, não são atualizadas ou sobrescritas pelo MRP. O MRP recalcula as necessidades líquidas, considerando as mudanças na demanda e nos leads-times. Ele verifica se as quantidades planejadas ainda são suficientes para atender às necessidades, considerando as novas condições. Para saber mais, clique aqui.

Como o MRP trata OPs no estado “Suspensa sugerida”?

Quando uma OP no estado “Sugerida” é suspensa, passa ao estado “Suspensa sugerida”, ou seja, a OP foi criada, e deve ser considerada como atendida pelo MRP, mas não deve ser produzida. Isto é usado quando o item está na estrutura de produto, e o MRP sugere sua produção, mas, por um motivo qualquer, o gestor decidiu que a produção não deve se efetivar. A existência de uma OP suspensa evita que, a cada execução do MRP, seja sugerida uma nova OP para atender à mesma necessidade.

Veja também: