No ERP MAXIPROD, você pode criar e gerenciar estados personalizados para acompanhar cada fase do seu processo produtivo. Esses estados permitem adaptar o fluxo de trabalho conforme a necessidade da sua empresa, oferecendo maior controle e visibilidade sobre as ordens de produção, ajudando a monitorar o progresso real das ordens.
Cada uma dessas variáveis de estado é configurável por meio de um conjunto de opções, onde cada uma das opções corresponde a um estado. Os estados configuráveis podem ser chamados de estados personalizados, por permitirem que o usuário dê a descrição que preferir. Por exemplo, em vez de usar apenas status padrão como “A produzir” ou “Cancelada”, você pode definir etapas específicas como:
- Aguardando matéria-prima
- Qualidade em análise
- Pronto para expedição
- Aguardando embalagem
Observação: Para criar estados configuráveis, são necessárias as permissões “VLOP000 – Consultar valores de opção” e “VLOP001- Inserir e editar valores de opção” no perfil de acesso do usuário. Para excluir estados configuráveis, é necessária a permissão “VLOP002 – Excluir valores de opção” no perfil de acesso. Veja como inserir permissões no perfil de acesso, clicando aqui.
Para criar estados configuráveis nas ordens de produção:
1) Vá ao menu “Produção > Cadastros > Estados de ordem de produção”.
2) Na tela de estados de ordem de produção, clique no botão verde “Novo”.
3) Será aberta a tela de edição do valor do conjunto de opções correspondente aos estados configuráveis da ordem de produção. Preencha o campo “Descrição” e clique no botão verde “Salvar”.
4) Repita esse processo até cadastrar todos os estados desejados.
5) Após cadastrar os estados da ordem de produção, pode-se classificar cada ordem de produção conforme esta lista. Para classificar, entre na edição do registro clicando no ícone lápis laranja.
6) Selecione seu estado no campo “Estado configurável”.
7) Clique no botão verde “Salvar” ou “Salvar e fechar” para gravar as alterações
8) Os estados configuráveis podem ser usados para filtrar os registros em tela. Para aprender como personalizar a visualização das telas, clique aqui.
Veja também:
- Ordem de produção: o que é, por que, e como usar?
- Propriedades das ordens de produção e suas operações