Ajuda

É permitida a baixa de insumos de terceiros em OPs que não estão totalmente reservadas para pedidos de venda para este terceiro?

1) Ao cadastrar/editar um item-filho na estrutura de produto de item com procedência “Fabricado”, o sistema permite marcar a opção “Fornecido pelo cliente (terceirização)”. Esta opção indica que aquele item-filho da estrutura é fornecido pelo cliente da  terceirização, para a fabricação do item-pai, cujo fornecedor é a própria empresa.

2) Na ordem de produção (OP) do item-pai, para a baixa do item-filho (fornecido pelo cliente), o sistema procura apenas registros de estoque em contas de finalidade “Estoque de terceiros em nosso poder”. Para saber mais sobre finalidade das contas contábeis, clique aqui.

3) Se houver reservas da OP, verifica se o “Dono” dos registros de estoque é o mesmo cliente do pedido de venda da reserva. Para saber mais sobre reservas, clique aqui.

4) Na baixa do insumo fornecido pelo cliente, o sistema verifica se a ordem de produção está totalmente reservada para pedidos de venda cujo cliente é o mesmo “Dono” do registro de estoque. Se a ordem de produção não está totalmente reservada, ao tentar baixar este insumo o sistema apresenta a seguinte mensagem de “Atenção”, com as opções “Sim” ou “Não”:

Este insumo é fornecido pelo cliente, mas a quantidade desta OP não está totalmente reservada para pedidos de um único cliente.

Tem certeza de que deseja continuar com a baixa deste insumo?

Esta verificação pode ser desativada em “Configurações > Planejamento e produção > Permitir a baixa de insumos de terceiros para OP que não estiver totalmente reservada para pedidos deste terceiro.”

5) Portanto, o usuário é alertado de que a OP não está totalmente reservada para pedidos de venda do cliente de terceirização “Dono” do registro de estoque. O sistema prosseguirá com a baixa, se o usuário confirmar, clicando na opção “Sim”.

6) Como a mensagem indica, esta verificação pode ser desativada em “Roda dentada > Configurações > Configurações de planejamento e produção” marcando a opção “Permitir a baixa de insumos de terceiros para OP que não estiver totalmente reservada para pedidos deste terceiro”. Após marcar/desmarcar a opção, navegue até o rodapé da tela e clique em “Salvar” ou “Salvar e fechar”. 

Veja também: