Para excluir um pedido de venda ou item de pedido referenciado por uma nota fiscal, é necessário antes excluir essa referência.
Verifique primeiro se o pedido de venda precisa mesmo ser excluído, ou se poderia, por exemplo, ser cancelado. Um pedido de venda cancelado se assemelha a um pedido excluído.
Nesta página, são mostradas três ações:
Para cancelar um pedido de venda:
1) Mantenha-o no estado Aprovado.
2) Entre na edição clicando no ícone do lápis do pedido de venda.
3) Clique no menu “Ações” > “Cancelar pedido”.
Antes de excluir um item de pedido de venda, considere a opção de torná-lo “Faturado”. Itens no estado “Faturado” não são considerados ao faturar o pedido de venda.
Para torná-lo “Faturado”:
1) Entre na edição, clicando no ícone do lápis do pedido de venda.
2) Selecione o item, tornando a linha amarelada.
3) Clique no menu “Ações” > “Concluir item do pedido”.
Para excluir pedido de venda ou um item do pedido:
1) Selecione as NFs relacionadas com o item ou pedido, entrando na edição pelo ícone do lápis do pedido de venda.
2) Na grade de itens do pedido de venda, a coluna “NF” mostra as NFs vinculadas aos itens do pedido de venda.
3) Clique na edição pelo ícone do lápis da NF, conforme mostra o exemplo da NF 3049.
4) Se a NF já estiver emitida, é necessário desfazer a emissão.
5) Com a NF em digitação, a coluna “Pedido de venda” da grade mostra os itens de pedido de venda atendidos pela NF.
6) Clique para editar pelo ícone do lápis o item da nota fiscal correspondente ao item do pedido de venda a excluir.
7) Na tela de edição do item da NF, expanda a opção “Informar pedido de venda”.
8) Deixe o campo “Pedido de venda” em branco, excluindo o vínculo.
9) Clique em “Salvar” e repita esse processo com cada item da nota relacionado a itens de pedidos de venda a excluir.