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Qual o motivo do campo código ficar desabilitado na edição do item do pedido/NF?

Existem situações onde em um pedido de venda ou compra, o usuário acaba se equivocando e com isso preenche o campo código de maneira incorreta, sendo necessário alterá-lo para o sistema fazer a vinculação ou movimentação correta. No entanto, ao tentar editar, o campo aparece com fundo cinza, indicando que está desabilitado.

Por que isso acontece?

Isso acontece sempre que há uma relação entre duas entidades. Por exemplo, se uma nota recebida está relacionada a um pedido de compra, o campo fica desabilitado porque, quando a nota foi criada, a informação foi trazida do pedido.

Este bloqueio do sistema visa prevenir erros, uma vez que o sistema não altera automaticamente as informações do pedido a partir da nota, nem da nota a partir de um pedido. Isto significa que, caso o código seja alterado, ficará diferente do pedido original, portanto, mesmo recebendo a nota, o pedido não será considerado como comprado.

O campo “Código” é desabilitado nas seguintes situações:

  • no item do pedido de venda, quando este foi criado a partir de uma proposta de venda.
  • no item da nota fiscal, quando esta foi criada a partir de um pedido de venda.
  • no item do pedido de compra, quando este foi criado a partir de uma cotação de compra.
  • no item da nota fiscal recebida, quando esta foi criada a partir de um pedido de compra.

Como alterar nessa situação?

Apesar de aparecer desabilitado, é possível alterá-lo.

1) Clique no ícone de “lupa com fundo azul-turquesa” ao lado do campo “Código”.

2) É aberta uma janela para a escolha do grupo ao qual pertence o item. Selecione o grupo clicando duas vezes sobre sua linha, ou clicando uma vez deixando a linha alaranjada e depois em “Ok”.

3) Uma nova janela será aberta, com todos os itens do grupo selecionado. Selecione o item clicando duas vezes sobre a linha, ou clicando uma vez deixando a linha alaranjada e depois em “Ok”.

4) A seguir, o sistema perguntará se deseja alterar as informações do novo item. Clique em “Sim” para fazer as alterações e em “Salvar” para concluir.

Atenção: após alterar o código, altere também, no registro vinculado, a cotação/proposta ou pedido que trouxeram esse código, para serem devidamente concluídos.

Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso time de suporte.

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