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Como concluir manualmente um pedido de venda ou item do pedido de venda?

Ao faturar um pedido de venda por meio de notas fiscais, os seus itens são concluídos automaticamente no momento em que toda a quantidade do item for movimentada em notas fiscais.

Se todos os itens forem concluídos, o pedido de venda também será concluído automaticamente. Porém, nos casos em que a venda foi concluída, mas por algum motivo a nota fiscal não foi efetivada através do sistema, é possível concluir um pedido de venda ou item do pedido de venda manualmente.

Se por um lado é possível concluir manualmente, também é possível desconcluir, seja itens de pedidos de venda, ou os próprios pedidos de venda. Enquanto a conclusão força o estado do item e/ou pedido de venda para “Faturado”, a desconclusão retorna o pedido para “Aprovado” e no caso do item do pedido de venda faturado por meio de NF, retorna para “Faturado parcial”.

Esta página mostra:

Como concluir manualmente itens de pedido de venda?

1) Vá no menu superior “Vendas > Pedidos de venda”.

2) Na tela de pedidos de venda, clique para editar o pedido no qual consta os itens que deseja concluir manualmente.

3) Marque a caixa de seleção dos itens que deseja concluir, em seguida, vá ao menu “Ações > Concluir itens selecionados”.

4) Será apresentada uma mensagem de confirmação, clique em “Sim” para continuar.

5) Se houver reservas para o item(ns) selecionado(s), será apresentada a seguinte mensagem de confirmação. Clique em “Sim” para continuar.

“Existem reservas para itens de pedido de venda que serão concluídas com a emissão desta nota fiscal. Ao seguir com esta emissão estas reservas serão excluídas.

[…]

A exclusão das reservas é uma ação irreversível. Se excluir as reservas, os estoques que estavam reservados ficarão livres, “sobrando” no estoque e podendo ser utilizados para outras finalidades.”.

6) Se tudo der certo, será exibida a mensagem informando que o(s) item(ns) foram concluídos com sucesso.

Como desconcluir manualmente itens de pedido de venda?

1) Vá no menu superior “Vendas > Pedidos de venda”.

2) Acesse a tela de edição do pedido de venda no qual consta os itens que deseja desconcluir.

3) Marque a caixa de seleção dos itens que deseja desconcluir, e vá ao menu “Ações > Desconcluir itens selecionados”.

a) Se o item havia sido concluído em razão da emissão de NF-es, a desconclusão força o seu estado para “Faturado parcial”.

b) Quando o item foi concluído manualmente, e não há notas fiscais vinculadas, a desconclusão força o seu estado para “A faturar”.

4) Se der tudo certo com a desconclusão, será exibida a seguinte mensagem:

“X itens foram desconcluídos com sucesso.”

Como concluir manualmente pedido de venda?

1) Acesse o menu superior “Vendas > Pedidos de venda”.

2) Na grade de pedidos de venda, marque a caixa de seleção dos pedidos que deseja concluir e vá em “Ações > Concluir pedidos de venda selecionados”. Esta ação força o estado dos pedidos de venda e seus itens para “Faturado”.

3) Será apresentada uma mensagem de confirmação, clique em “Sim” para continuar.

4) Se algum dos pedidos selecionados possuem reservas, é apresentada a mensagem a seguir. Clique em “Sim” para continuar.

“Os seguintes pedidos de venda possuem reservas:

[…]

Existem reservas para itens de pedido de venda que serão concluídos com a emissão desta nota fiscal. Ao seguir com esta emissão estas reservas serão excluídas. […]

Se excluir as reservas, os estoques que estavam reservados ficarão livres, “sobrando” no estoque e podendo ser utilizados para outras finalidades.”.

5) Se tudo der certo, é apresentada a mensagem indicando a quantidade de pedidos de venda concluídos com sucesso.

6) A conclusão do pedido de venda pode ser realizada pela tela de edição do pedido, basta ir em “Ações > Concluir pedido”. Esta ação forçara o estado dos itens e do pedido de venda para faturado.

Como desconcluir manualmente pedido de venda?

1) Acesse “Vendas > Pedidos de venda”.

2) Marque a opção “Faturado” no filtro “Estado” e atualize a grade.

3) Marque a caixa de seleção dos pedidos de venda faturados que deseja desconcluir, e vá em “Ações > Desconcluir pedidos de venda selecionados”. Esta ação altera somente o estado dos pedidos para “Aprovado”, mantendo o estado atual dos itens. Para saber como desconcluir os itens, veja o tópico acima.

4) Se tudo der certo, será apresentada uma mensagem informando a quantidade de pedidos de venda que foram desconcluídos com sucesso.

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