O ERP MAXIPROD permite configurar o processo da aprovação de pedidos de venda, restringindo a permissão de aprovação final a usuários específicos. Aumenta-se assim a segurança da aprovação de pedidos: os vendedores enviam os pedidos para análise e somente usuários autorizados podem aprová-los, eliminando alterações indevidas após a aprovação e assegurando a integridade do processo comercial.
Esta página mostra:
- Como restringir a permissão para aprovar pedidos de venda?
- Como é o processo de aprovação de pedidos?
Como restringir a permissão para aprovar pedidos de venda?
Para restringir a permissão de aprovar pedidos de venda a usuários específicos, é necessário definir os perfis de acesso. Por padrão, essas permissões estão atribuídas aos perfis “ACESSO-VENDAS_PADRAO_SISTEMA”, “VENDAS_PADRAO_SISTEMA” e “ADMIN”. Para saber mais sobre perfis de acesso e permissões, clique aqui.
1) Para limitar o acesso, deve-se criar um novo perfil de acesso ou duplicar um perfil existente, removendo as permissões relacionadas à aprovação de pedidos de venda:
- PV002 – Aprovar pedidos de venda
- PV004 – Aprovar pedido de venda que ultrapassa o limite de crédito e/ou com cliente inadimplente
- PV022 – Aprovar pedido de venda de item com valor unitário e/ou opção “Com pagamento” diferente destes campos no item da proposta”.
2) Para revisar pedidos de venda aprovados, é necessária a permissão “PV003 – Revisar pedidos de venda aprovados”. A falta desta permissão impossibilita a reabertura de pedidos de venda por usuários não autorizados, após sua aprovação.
3) Para duplicar, editar e ajustar perfis de acesso, acesse “Roda dentada > Perfis de acesso”.
a) O sistema não permite a alteração de perfis de acesso padrão. Para isso, selecione o perfil de acesso desejado na tela de perfis de acesso, e vá para “Duplicar perfil selecionado”.

b) Exclua as permissões referentes às funcionalidades que deseja limitar.

c) Salve o novo perfil de acesso (pode-se alterar o código e a descrição do perfil para facilitar a identificação).

4) Após configurar o perfil sem essas permissões, atribua-o aos usuários que não devem ter direitos de aprovação, excluindo o perfil de acesso anterior. Para saber mais sobre como retirar permissões do usuário, clique aqui.

Como fica o processo de aprovação de pedidos?
1) Após concluir o pedido de venda, o usuário sem permissão para aprovar pedidos deve clicar em “Emitir e aguardar a aprovação”.

2) Se o usuário clicar em “Emitir e aprovar”, o pedido é emitido, mas aguardará a aprovação. É retornada a mensagem:
Você não possui as permissões de:
– Aprovar pedidos de venda [PV002].

3) O pedido passa ao estado “A aprovar” e usuários com as permissões de aprovação poderão aprová-lo. Assim, apenas pessoas autorizadas farão aprovações, fortalecendo o controle interno.

4) Uma vez o pedido de venda aprovado, se a permissão de revisar pedidos aprovados [PV003] tiver sido retirada dos perfis de acesso do usuário, o sistema não permitirá que o usuário retorne o pedido ao estado de “Digitação”, retornando a mensagem a seguir:
Você não possui as permissões de:
– Revisar pedidos de venda aprovados [PV003].

5) Caso contrário, o vendedor poderá revisar o pedido, sendo necessária uma nova aprovação após emiti-lo.
Se ficou alguma dúvida, entre em contato com nosso suporte.
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