Ajuda

Como preencher as datas de entrega e previsão de entrega em pedido de venda e seus itens?

O pedido de venda é um documento emitido pela empresa vendedora. No pedido de venda emitido são definidos os produtos e/ou serviços contratados, sua quantidade, data de entrega, e forma e condições de pagamento. A data de entrega é importante para o planejamento da aquisição e produção dos produtos em tempo hábil para atender o pedido de venda.

1) Ao acessar “Vendas > Pedidos de venda” e editar um pedido, na parte superior da tela de edição, antes da grade de produtos/serviços, o campo “Entrega” é preenchido com a data de entrega do pedido, que inicializa todos seus itens.

a. O campo “Entrega”  do pedido de venda somente é editável se a opção “Informar nos itens” ao lado direito do campo, estiver desmarcada.

b. a data de Entrega do pedido de venda inicializa as datas de Entrega dos itens do pedido e serve como base para o cálculo das datas de necessidade das ordens de produção e solicitações de compra vinculadas a cada  item do pedido.

2) O campo “Previsão de entrega” do pedido, logo após o campo “Entrega”, inicializa as datas de previsão de entrega dos itens do pedido e serve como base para o cálculo das datas de vencimento dos títulos a receber do pedido de venda.

Este campo somente é editável se a opção “Informar nos itens”, à direita do campo, estiver desmarcada.

3) Em “Roda dentada  >  Configurações >  Configurações de vendas” define-se o default dos pedidos de venda, se as “Data de entrega” e “Previsão de entrega” devem ser informadas “no pedido de venda” ou “nos itens do pedido de venda”. No entanto, a cada pedido o usuário pode alterar essas opções.

4) Para informar a “Entrega” e/ou “Previsão de entrega” diretamente no item do pedido de venda, é necessário que a opção “Informar nos itens” do respectivo campo do pedido esteja marcado.

a. se a opção “Informar nos itens” do campo “Entrega” do pedido estiver desmarcada, este campo torna-se de preenchimento obrigatório, com asterisco, e o campo “Entrega” dos itens do pedido é desabilitado. O mesmo vale para o campo “Previsão de entrega”.

b. Se a opção “Informar nos itens” no campo “Entrega” do pedido estiver marcada, o preenchimento deste campo deixa de ser obrigatório, tornando-se desabilitado no pedido e habilitado nos itens do pedido. O mesmo vale para o campo “Previsão de entrega”.

5) A alteração da “Entrega” somente pode ser feita com o pedido no estado “Digitação”, enquanto a alteração na “Previsão de entrega” pode ser feita a qualquer momento, enquanto o pedido não passar para o estado “Cancelado”, “Faturado” ou “Faturado c/ entrega futura”.

6) se a opção “Informar nos itens” estiver marcada nos respectivos campos do pedido de venda, então as datas de “Entrega” e “Previsão de entrega” de cada item do pedido podem ser editadas na respectiva tela de edição, pelos menus “Ações > Alterar previsão de entrega dos itens selecionados” e “Ações > Alterar data de entrega dos itens selecionados”.

7) se a opção “Informar nos itens” estiver desmarcada nos respectivos campos do pedido de venda, então as datas de “Entrega” ou “Previsão de entrega” do pedido podem ser editadas. A edição deve ser feita através da grade de pedidos de venda, menu “Ações > Alterar data de entrega dos pedidos de venda selecionados” e/ou “Ações > Alterar previsão de entrega dos pedidos de venda selecionados”.

Veja também: