Ajuda

Como resolver o erro “Não é permitido alterar um produto excluído” ao exportar itens e estoques para o e-commerce/Mercos?

Atualmente, disponibilizamos a integração com os aplicativos de e-commerce Vtex, Prestashop, Tray, WooCommerce e Mercos B2B.

Um ponto importante na integração entre o ERP Maxiprod e as plataformas de e-commerce é exportar os itens vendáveis do ERP Maxiprod para o e-commerce. Na exportação de itens do Maxiprod para o e-commerce, é criado um registro na grade de “Itens no e-commerce/Mercos”, disponível em “Itens” > “Cadastros” > “Itens no e-commerce/Mercos”.

1) Esta grade cria uma associação entre o “Código do item/grupo” cadastrado no ERP Maxiprod, a “Minha empresa” do assinante, o “ID no e-commerce/Mercos” e o “ID da variação no e-commerce/Mercos”.

2) Com isso, mesmo se determinado item é excluído do e-commerce/Mercos, o registro é mantido nesta grade “Itens no e-commerce/Mercos” do ERP Maxiprod.

3) Quando é feita uma nova exportação de itens e estoques para o e-commerce/Mercos, o sistema cria um novo registro na grade “Itens no e-commerce/Mercos” do ERP Maxiprod, para os itens que estão sendo exportados pela primeira vez. Porém, para os itens já vinculados entre o ERP Maxiprod e o Mercos, o sistema tenta atualizar os dados já existentes.

4) Portanto, quando um produto é excluído, por exemplo, no Mercos B2B, mas, o registo do item não foi excluído manualmente pelo usuário no ERP Maxiprod, nas próximas vezes em que o usuário “Exportar itens e estoques para o e-commerce/Mercos”, será apresentado um erro que indica que “Não é permitido alterar um produto excluído”.

4.1) Por exemplo, tenho o item (Cód: 00012 – Descrição: Item C) exportado para o Mercos B2B através da minha empresa “Fábrica de móveis – Matriz (LP)”, com isso, foi criado o seguinte registro na grade de “Itens no e-commerce/Mercos” do ERP Maxiprod.

4.2) Observe que o ID do registro cadastrado no ERP Maxiprod é exibido no link exibido ao editar o produto no Mercos B2B.

4.3) Se acesso o Mercos B2B e excluo o produto, ao retornar na grade de “Itens no e-commerce/Mercos” do ERP Maxiprod, o registro permanece.

Botão “Excluir produto” no Mercos.

Grade “Itens no e-commerce/Mercos” do ERP Maxiprod após a exclusão do produto no Mercos B2B.

4.4) Na próxima vez que o item (Cód: 00012 – Descrição: Item C) estiver entre os itens a serem exportados através da minha empresa “Fábrica de móveis – Matriz (LP)” para o e-commerce/Mercos, será retornado o seguinte erro:

“X itens inseridos. X itens atualizados. X itens não exportados.
Itens não exportados
Erro ao tentar atualizar o item 00012 no e-commerce/Mercos.
{“mensagem”:”Dados inválidos”,”erros”:[{“campo”:”excluido”,”mensagem”:”Não é permitido alterar um produto excluído.”}]}Dados inválidos
Mensagem: Não é permitido alterar um produto excluído. Campo: excluido.”

4.5) A exportação de itens e estoques para o e-commerce/Mercos é realizada por meio das opções disponíveis no submenu “Ações” da grade de itens (“Itens” > “Itens”). Enquanto a primeira opção exporta todos os itens que possuem o parâmetro “Item vendável” marcado nos seus respectivos cadastros, a segunda opção exporta apenas os itens selecionados que possuem o parâmetro “Item vendável” marcado.

5) Para resolver este problema e conseguir exportar novamente o item para o Mercos B2B, existem duas opções.

5.1) Cadastrar o item manualmente no Mercos B2B e, após salvar, voltar a editar o cadastro do item para copiar o ID.

Em seguida, acessar e editar o registro correspondente na grade de “Itens no e-commerce/Mercos” do ERP Maxiprod, alterando o ID.

5.2) Ou acessar a grade “Itens no e-commerce/Mercos” do ERP Maxiprod e excluir o registro do item excluído no Mercos B2B. Em seguida, é necessário realizar nova tentativa de exportação do item para o Mercos, para ser criado um novo registro na grade e, assim, construindo um vínculo entre o item do ERP Maxiprod e o item no Mercos B2B.

Veja também: