Ajuda

Importação de pedidos de venda de arquivo EDI

Esta página mostra:

O que é o arquivo EDI e como funciona?

Um arquivo EDI (Electronic Data Interchange) é um arquivo de comunicação de dados da cadeia de suprimentos utilizado por diversos segmentos de empresas, tais como a cadeia automobilística. Ele permite a troca padronizada e automatizada de documentos comerciais entre empresas, facilitando a comunicação entre diferentes sistemas de informação e agilizando processos como pedidos de venda.

Para a utilização do EDI, é necessário exportar um arquivo de texto (.txt) do sistema fornecedor do EDI, para importá-lo posteriormente no ERP MAXIPROD.

Qual padrão é aceito?

O EDI utiliza formatos de dados padronizados, chamados de layouts ou padrões, que organizam as informações de forma que os dados sejam compreendidos por diferentes sistemas.

Cada padrão funciona de maneira específica e pode conter diferentes tipos de informações, esses padrões variam conforme o sistema utilizado ou o setor atendido. É importante destacar que o ERP MAXIPROD não está preparado para importar qualquer tipo de arquivo EDI.

Atualmente, o sistema aceita o arquivo EDI no padrão nacional definido pela ANFAVEA/SINDIPEÇAS, utilizando o layout RND (Rede Nacional de Dados), para a importação de pedidos de venda.

A ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e o SINDIPEÇAS (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) são entidades de grande relevância no setor automotivo. Por isso, o ERP MAXIPROD está mais preparado para lidar com arquivos EDI utilizados nesse segmento.

Caso precise importar um arquivo EDI em um padrão diferente do aceito atualmente, entre em contato com o nosso suporte.

Como importar o arquivo EDI?

1) Acesse o menu “Vendas > Pedidos de venda.

2) Na tela de pedidos de venda, vá ao menu “Ações > Importar pedidos de venda de arquivo EDI”.

tela Importar pedidos de venda de arquivo EDI

3) É aberta a tela mostrada a seguir. Clique em “Selecionar” e busque o arquivo EDI desejado. Para o sistema importar somente registros com entrega anterior ou igual à determinada data, preencha a opção “Importar itens cuja data de entrega é anterior ou igual a”. No exemplo abaixo, somente itens cuja data de entrega é anterior ou igual à 01/01/23 serão considerados ao importar um arquivo:

4) Clique no botão verde “Importar”. Os pedidos de venda serão importados em estado de “Digitação”, aguardando o preenchimento de alguns campos obrigatórios para sua emissão.

Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso time de suporte.

Veja também: