Vide Pedidos de Venda.
Observação: esta funcionalidade (“Vendas por comprimento, área, etc”) tem semelhanças com o configurador de produtos. A principal diferença é que o configurador de produtos cria novos itens, com novos códigos, enquanto esta apenas calcula a quantidade necessária do mesmo insumo, que é revendido com o mesmo código. Enquanto o configurador de produtos é uma ferramenta de Engenharia, esta é mais usada em Orçamento e Vendas.
Na venda de mangueiras:
- a unidade de medida de mangueiras é o metro, na qual também é definido e o preço de venda
- por exemplo, uma venda é de 96m, mas o pedido deve indicar 8 peças de 12 m, pois é desta forma que o cliente as deseja cortadas
- exemplos similares: venda de vidraças, espelhos, cabos elétricos, tecidos
Algo parecido também ocorre no aluguel de determinadas quantidades de um equipamento (andaime, trator, etc) por um certo número de horas, ou dias.
O MAXIPROD simplifica esta forma de venda, classificando os itens nos seguintes tipos:
- Qt direta: este é o default, a venda “normal”
- Qt x dimensão 1 : o item é recortado em 1 dimensão. Exemplo: tubo. O usuário digita o comprimento e a quantidade.
- Qt x dimensão 1 x dimensão 2: o item é recortado em 2 dimensões. Exemplo: vidraça. O usuário digita o comprimento, a largura e a quantidade.
- Qt x horas: o item é alugado em horas, o preço é indicado em R$/h, início e fim são indicados em “dd/mm/aa hh:mm”. O usuário digita a quantidade e o intervalo.
- Qt x dias: o item é alugado em dias, o preço é indicado em R$/dia: início e fim são indicados em “dd/mm/aa”. O usuário digita a quantidade e o intervalo.
- Qt x porcentagem: o usuário digita a quantidade e um percentual
- Qt x por mil: o usuário digita a quantidade e o “por mil”
Esta funcionalidade vale também em propostas e notas fiscais.
Atenção
- Não é criado um novo item a cada venda, o item é sempre o mesmo (a chapa de vidro, por exemplo), esta funcionalidade apenas calcula a quantidade necessária do item de partida.
- Esta funcionalidade não faz conversões de unidade.
- A quantidade resultante da operação sempre é indicada na unidade de compra ou venda, conforme se trate de compra ou venda do item.
Exemplo: venda de vidraças
Para criar itens nos quais a quantidade é dada pelas medidas de largura (l) e altura (h), crie um grupo e selecione no campo “Cálculo da quantidade em proposta, pedido e nota fiscal ” a opção “Qt x comprimento x largura”, conforme destacado na imagem abaixo:
Seja um item “chapa de vidro”, cujo cadastramento é mostrado a seguir:
Item com 2 dimensões a cada pedido
A cada item de pedido de venda especificamos as dimensões de cada unidade, além da quantidade de unidades. O código do item do pedido de venda é o do material do qual este item será cortado:
Pedido de venda de n retângulos de comprimento x largura.
Observe que o pedido de venda digitado é de 7 unidades de 0,6 por 0,5, resultando 2,10 m2, que será a quantidade final do item do pedido, calculada automaticamente.
A descrição “Chapa de vidro; 7 unidades de 0,6 por 0,5” também é gerada automaticamente.