Nas NFs, a exibição de valor na coluna “Estoque” depende da opção “Movimentar estoque” estar marcada no item da NF. A coluna “Estoque” da grade de produtos e serviços mostra a disponibilidade do item no estoque.
As operações de retorno podem ser de entrada ou saída. Por exemplo, retorno de mercadoria enviada para industrialização e não utilizada, retorno de mercadoria utilizada na industrialização, retorno de produto remetido para conserto, retorno de produto enviado para demonstração, entre outros.
Veja também:
Esta página mostra:
Notas fiscais de retorno com operação de entrada
Em notas fiscais de retorno, mas com operação de entrada, a origem da movimentação de estoque geralmente é alguma conta da finalidade “Estoque em poder de 3º”, portanto o sistema busca a quantidade disponível para a movimentação em contas desta finalidade. Para saber mais sobre finalidade das contas contábeis, clique aqui.
1) Acesse a edição do item da nota, seção “Movimentar estoque” , expanda a aba “Contas” e verifique o conteúdo do o campo “Origem”.
2) A seguir, acesse “Estoque > Estoque” e filtre pelo código interno do item na conta “Em poder de 3º”. Veja se há registro de estoque válido para esta operação, cuja posse seja do mesmo remetente da NF de entrada e que não esteja reservado para outra NF ou pedido.
a) A criação do registro de estoque a ser movimentado na NF de retorno ocorreu na emissão da NF de remessa, caso tenha gerado movimentações de estoque.
3) O sistema somente considera como disponíveis estoques em poder de 3º, não reservados para outras notas ou pedidos, e em poder da empresa remetente da nota.
a) Portanto, se o estoque está “Em poder de 3º”, mas em poder da “Empresa A”, e o remetente da nota é a “Empresa B”, o estoque em poder da “Empresa A” não será considerado disponível para esta movimentação.
b) Na NF de retorno, se o estoque “Em poder de 3º” estiver reservado, mesmo que seja para o pedido de venda que gerou o envio para terceirização, o sistema não permitirá receber para os destinos “Conta”, “Incorporar valor a outra NF” ou “Incorporar valor a outro item de NF”. Mesmo que na saída tenha permitido movimentar estoque reservado, porém, como foi movimentação para uma conta de estoque (em poder de 3º), não impediu a emissão da NF-e. Para saber mais, clique aqui.
Notas fiscais de retorno com operação de saída
Em notas fiscais de retorno, mas com operação de saída, a origem da movimentação de estoque geralmente é alguma conta da finalidade “Estoque de 3º/Estoque de 3º consumido”, portanto o sistema busca a quantidade disponível para a movimentação em contas da finalidade selecionada. Para saber mais sobre as finalidades das contas contábeis, clique aqui.
1) Acesse a edição do item da nota, seção “Movimentar estoque”, expanda a aba “Contas”, e verifique o conteúdo do campo “Origem”.
2) A seguir, acesse “Estoque > Estoque” e filtre pelo código interno do item na conta “Estoque de 3º (terceiros) a industrializar/armazenamento/a consertar”. Veja se há registro de estoque válido para esta operação, cujo dono seja o mesmo destinatário da NF de saída e que não esteja reservado para outra NF ou pedido.
a) A criação do registro de estoque a ser movimentado pela NF de retorno ocorreu no recebimento da NF de remessa, caso tenha gerado movimentações de estoque.
3) O sistema somente considera como disponíveis estoques de terceiros não reservados para outras notas ou pedidos, cujo dono seja a empresa destinatária da nota. Portanto, se o estoque é “De 3º (terceiros)”, mas o dono é a “Empresa A”, e o destinatário da nota é a “Empresa B”, então este estoque não será considerado disponível para esta movimentação.
a) Na grade de estoque, as colunas “Dono” e “Em poder de” são úteis para verificar estes pontos.
4) Em notas de retorno, cuja origem da movimentação é “Estoque de 3º consumido”, o sistema também verifica se o tipo do estoque é “Consumido”. Estoques consumidos são estoques de terceiros baixados para ordens de produção. Para saber como incluir os insumos baixados (consumidos) em uma nota fiscal, clique aqui.
Veja também: