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Por que após emissão da nota fiscal não apareceu o botão para enviá-la à SEFAZ?

Após a emissão da nota fiscal (NF) através do ERP MAXIPROD, é comum que o botão “Enviar NF-e/NFC-e” ou “Enviar NFS-e” seja exibido, a fim de que a NF emitida seja enviada à Secretaria da Fazenda (SEFAZ) para validação.  No entanto, existem casos onde isso pode não acontecer, vejamos aqui alguns deles.

Os principais motivos para isso são:

A NF importada já foi autorizada

Quando uma NF é gerada por um aplicativo externo e, posteriormente, importada para o sistema, pode ocorrer que o botão de “Enviar NF-e/NFC-e” ou “Enviar NFS-e” não estar disponível se a NF já tiver sido previamente autorizada. Nessas situações, a condição atual da NF será refletida no campo “Situação“.

Como exemplo, considere o cenário onde a NF já foi autorizada previamente, resultando na indisponibilidade do botão de envio, com essa informação claramente indicada no campo de situação.

a) O usuário possui uma NF emitida por outro aplicativo e deseja importá-la ao ERP MAXIPROD. Após a seleção do XML, foi constatado que a NF pode ser emitida com sucesso. Para saber mais sobre a importação de NFs emitidas por outro aplicativo, clique aqui.

b) Após a importação,  ainda que a NF tenha sido autorizada previamente, a mesma permanece em “Digitação“, e o campo “Situação” é exibido com o estado atual da NF.

c) Logo, após clicar  sobre o botão verde “Emitir“, é exibida uma caixa de diálogo “Atenção” com os botões “Sim” e “Não“.

A nota fiscal está com a situação “Autorizada”.

Isso significa que a nota já foi enviada e aceita pela SEFAZ, não podendo ser reenviada.

Caso tenha feito alterações nesta nota fiscal aqui no sistema, estas alterações não serão enviadas para a SEFAZ: elas ficarão restritas às informações armazenadas aqui no sistema, que passarão a estar incompatíveis com as informações constantes na SEFAZ.

Se deseja alterar informações desta NF-e na SEFAZ, é necessário emitir uma carta de correção ou cancelar esta NF-e e emitir uma nova.

Deseja continuar mesmo assim?

d) Após clicar em “Sim“, a NF é emitida no sistema e o botão “Enviar NF-e/NFC-e” ou “Enviar NFS-e” não estará disponível, uma vez que a NF já foi autorizada anteriormente.

A série fiscal não é do tipo “NF-e”, NFC-e” ou “NFS-e”

Para que a NF seja enviada a Sefaz, é necessário ser informado um número de série fiscal para o documento. O número de série possibilita identificar o modo de emissão e fazer o controle das saídas. É comum que empresas utilizem diferentes números de séries para cada tipo de documento.

No entanto, é possível cadastrar um número de série sem nenhuma finalidade, normalmente utilizado na emissão de NFs de teste, ou que não possuem validação pela Sefaz. Neste cenário, o botão verde “Enviar NF-e/NFC-e” ou “Enviar NFS-e” não estará disponível.

Como verificar se o tipo de documento da série está correto?

1) Acesse o menu “Fiscal” > “Cadastros” > “Séries de notas fiscais”.

2) Já na grade da tela, é possível verificar o tipo de documento no campo “Tipo de documento eletrônico“.

3) Caso o tipo de documento para a série utilizada não esteja correto, ou esteja como “Nenhum“, clique no ícone “lápis laranja” para abrir a edição.

4) Em seguida, basta realizar a alteração no campo “Tipo de documento“, informando qual o documento da série em questão e clicar sobre o botão verde “Salvar“.

O tipo de documento fiscal não necessita de validação da Sefaz

Os documentos fiscais são declarações emitidas pelas empresas que servem como comprovante de operações realizadas junto de pessoas físicas, órgãos públicos ou outras empresas. Compras, transações de venda, circulação de mercadorias, todas essas ações devem estar comprovadas por meio de documentos fiscais ao governo. Conforme o Ministério da Fazenda, todas as organizações que fazem operações tributáveis devem fazer a emissão desses documentos.  

Os modelos de documentos fiscais que necessitam de validação pela Sefaz são:

Qualquer modelo que não esteja explicitamente mencionado anteriormente não requer validação da Sefaz. Nesse sentido, se um modelo não especificado for selecionado na nota fiscal, o botão verde “Enviar NF-e/NFC-e” ou “Enviar NFS-e” não estará acessível após a emissão.

A inicialização do modelo de documento segue as configurações da operação fiscal, e para modificar essa configuração, siga o procedimento abaixo:

1) Acesse o menu “Fiscal” > “Cadastros” > “Operações fiscais”.

2) Identifique a operação fiscal que deseja realizar a alteração e clique sobre o ícone “lápis laranja” para abrir sua edição.

3) Após, exiba a seção “Inicialização da nota“.

4) A alteração do modelo é realizada no campo “Documento fiscal“.

5) Realizada a alteração, basta clicar no botão verde “Salvar“. Deste modo, às próximas NFs inicializadas utilizando esta operação fiscal seguirão essa configuração.

Dica: A alteração do modelo de documento também pode ser realizada na edição da NF, exibindo a seção “Mais informações fiscais” e alterando o campo “Documento fiscal“.

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