Essa mensagem é exibida quando o usuário tenta usar uma conta contábil com finalidade de estoque, em operações que não envolvem movimentação de estoque. Contas contábeis com finalidade de estoque devem ser usadas apenas em operações relacionadas a movimentações de estoque. Neste exemplo, utilizaremos as configurações padrão das contas contábeis do ERP MAXIPROD.
Esta página mostra:
Exemplo
- O usuário está tentando inserir um lançamento contábil manualmente, onde a conta contábil de crédito ou débito é de finalidade estoque.
- Ao tentar salvar o lançamento, o sistema retorna uma mensagem de “Atenção” com o botão “Ok“.
A conta ***** só pode ser utilizada em lançamentos referentes a movimentações de estoque.
- Isto significa que a conta selecionada no campo “Conta de débito” ou “Conta de crédito” só pode ser usada em lançamentos contábeis referentes a movimentações de estoque.
O que é a “finalidade da conta contábil”?
A finalidade de uma conta contábil indica as funções e situações nas quais a conta é usada. Por exemplo, se uma conta contábil é utilizada para o recebimento de valores, apenas contas com a finalidade “Caixa/Banco (Ativo)” podem ser referenciadas. O conjunto de finalidades é predefinido e não pode ser configurado.
não é utilizado
Uma conta contábil com finalidade de estoque é uma conta usada para registrar transações relacionadas aos itens armazenados pela empresa. As finalidades atribuíveis a contas contábeis de estoque são:
- Estoque (Ativo);
- Estoque próprio em poder de terceiro;
- Estoque de terceiro em poder próprio;
- Estoque de terceiro em poder de terceiro;
Para uma conta ser considerada um estoque com quantidade, é necessário que ela tenha uma das quatro finalidades acima.
A distinção entre essas contas é importante durante operações de entrada ou saída de estoque. Se a conta é designada como “em poder de terceiros“, por exemplo, ao selecioná-la, um novo campo é apresentado para especificar o terceiro envolvido. O mesmo se aplica ao estoque “de terceiros“. Essa diferenciação ocorre em diversas transações, como movimentações manuais, recebimentos, saídas, entre outras.
Para mais informações sobre plano de contas e contas contábeis, clique aqui.
Como resolver?
1) Inicialmente, deve-se verificar se a conta contábil deve ser realmente utilizada nesta operação, pois qualquer modificação ou criação de contas contábeis pode afetar o funcionamento do plano de contas da empresa. Portanto, é aconselhável confirmar com o departamento contábil se a alteração pode ser efetuada.
Observação: quando se utiliza um plano de contas próprio, é possível fazer a alteração diretamente na conta contábil padrão do sistema. Já se não é utilizado o plano de contas próprio, é necessário é criar uma nova conta contábil. Para mais informações sobre o plano de contas próprio, clique aqui.
2) Caso seja necessário fazer a alteração ou criar uma nova conta, acesse o menu “Contabilidade > Cadastros > Contas contábeis”.
3) Identifique a conta a alterar e clique no ícone “lápis laranja“.
- Para criar uma nova conta contábil, clique no botão verde “Novo” e preencha as informações da nova conta.
4) A seguir, altere o campo “Finalidade” para a finalidade para a qual a conta será utilizada e clique no botão verde “Salvar“.
5) Assim, a finalidade da conta contábil será modificada, permitindo sua utilização em operações distintas de movimentação de estoque.
Em caso de dúvida, fale com nosso suporte.
Veja também: