Quando uma NF-e for emitida com um CNPJ do emitente diferente do CNPJ do Certificado Digital, será retornado a rejeição “213 – CNPJ-Base do Emitente difere do CNPJ-Base do Certificado Digital”.
Regra de Validação da Sefaz
Há duas situações em que pode ocorrer essa situação:
- Quando o CNPJ do emitente for informado errado no cadastro: no caso de informar, no cadastro da empresa, um CNPJ diferente do que está cadastrado no certificado configurado.
- Quando o CNPJ do Certificado Digital está diferente do cadastro: no cadastro da empresa, o campo do CNPJ está correto, mas, na aplicação, foi configurado um certificado que está cadastrado para outro CNPJ.
Como resolver?
1) Acesse o menu “Roda dentada” > “Editar minha empresa”.
2) Verifique se o CPF/CNPJ da empresa está preenchido corretamente. Caso não esteja, corrija-o, clique no botão verde “Salvar e fechar” e envie a NF novamente.
3) Caso esteja correto, o problema está no certificado digital configurado, sendo necessário importar um novo certificado. Para isso, acesse o menu “Roda dentada” > “Configurações”.
4) Expanda o menu “Configurações de certificado digital”, e clique em “Alterar certificado”.
5) Na tela “Alterar certificado”, clique no botão “Selecionar”, para buscar o arquivo do certificado no computador, certifique-se de que o certificado possue o mesmo CNPJ de sua empresa, informe a senha do certificado, clique em “Importar certificado”, e finalize clicando em “Salvar”.
6) Em seguida, salve as configurações através do botão cinza “Salvar e fechar” e envie a NF novamente.
Se ficou com alguma dúvida, fale com nosso suporte.
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