A Secretaria da Fazenda (Sefaz) é um órgão governamental responsável por diversas atividades relacionadas à administração financeira, tributária e econômica.
Quando mencionamos a disponibilidade da Sefaz, geralmente estamos nos referindo à disponibilidade dos seus sistemas e serviços, incluindo a emissão de documentos fiscais e a consulta a informações tributárias.
É possível verificar a disponibilidade da Sefaz das seguintes formas:
Detector de instabilidades “Downdetector”
O Downdetector é um serviço online que monitora a disponibilidade de diversos sites e serviços, incluindo os sistemas da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Ele identifica erros e indisponibilidades ao analisar os relatos dos usuários que acessam esses serviços.
Com base nos relatos dos usuários e nas instabilidades detectadas nos serviços, o Downdetector elabora um gráfico de disponibilidade. Abaixo, mostramos como visualizar e reportar erros da Sefaz.
1) Acesse o site Dowdetector clicando aqui.
2) Agora, arraste o conteúdo da tela para baixo, até encontrar o gráfico “Problemas com Sefaz reportados nas últimas 24 horas“. Também é possível relatar um problema na Sefaz clicando no botão vermelho “Estou tendo problemas com Sefaz“.
Consulta no portal da Sefaz
Há duas formas de consultar a disponibilidade da Sefaz para NF-e através do portal:
Consulta geral de disponibilidade
1) Acesse o portal NF-e clicando aqui.
2) A seguir, acesse o menu “Serviços > Consultar disponibilidade”.
3) É exibido o painel de disponibilidade da Sefaz nos respectivos ambientes autorizados.
Via Webservice (utiliza certificado digital)
1) Identifique a URL do Webservice acessando o menu “Serviços > Relação de Serviços Web”.
2) São listadas as URLs dos Webservices dos ambientes autorizados. Na parte superior da página é mostrada uma legenda que identifica as URLs de cada ambiente. Procure seu ambiente autorizador.
3) A seguir, copie a URL que deseja verificar, abra uma nova aba ou janela em seu navegador, cole a URL e pressione “Enter” no teclado.
4) É exibida uma janela para seleção do certificado digital a ser utilizado para a consulta. Selecione-o e clique no botão azul “Ok“.
5) Caso o ambiente esteja disponível, será exibida uma mensagem semelhante abaixo.
Em caso de dúvida, fale com nosso suporte.
Veja também:
- Há problemas com a numeração de notas fiscais/pedidos/solicitações/propostas ou não é possível localizar uma NF autorizada na SEFAZ. O que fazer?
- Como vincular o XML a uma NF registrada manualmente no sistema e atualizar seu status?
- Como alterar o próximo número das notas fiscais?
- Como gerar o DANFE (modelo simplificado) das notas fiscais?