Ao gerar o SPED Contribuições e abrir seu arquivo, o erro abaixo pode ser retornado, caso o campo “Conta contábil analítica” não esteja preenchido. Para corrigir o caso, é preciso consultar as notas que possuem este erro, desfazer sua emissão e alterar o pagamento ou geração de lançamento contábil.
“O campo é de preenchimento obrigatório. Cadastre e/ou selecione previamente a conta contábil analítica representativa da operação, no registro 0500.”
Esta página mostra:
Como consultar notas com este erro?
1) Ao abrir o arquivo do SPED Contribuições, clique na caixa de seleção “Erros” e depois em “Exibir”.
2) Clique no link do erro, presente na coluna “Campo”.
3) Será mostrado em destaque o campo “Conta analítica contábil”, que não está preenchido. Feche essa janela, clicando em “X”.
4) Na coluna “Número do documento”, ao lado de “Série”, poderá consultar as notas fiscais que possuem o erro. Utilizaremos como exemplo a nota n.º 55401.
Como corrigir o erro?
1) Acesse a tela “Vendas > Notas fiscais“.
2) Preencha o filtro “Número” com o número da nota que consultou, no tópico anterior. Depois, edite a nota, clicando no “ícone do lápis”.
3) Desfaça a emissão da nota, clicando em “Desfazer emissão”. Esta ação, caso a NF-e esteja autorizada, não afeta o que foi transmitido para a SEFAZ. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.
a) Se necessário, utilize a opção “Sem movimentar estoque”, clicando na seta ao lado do botão.
4) Após mudar o estado da NF para “Digitação”, edite o item, clicando no “ícone do lápis”.
5) Abra a aba “Pagamento”. Para corrigir o erro, pelo menos um dos dois campos deve estar marcado: “Pagamento” ou “Gerar lançamento contábil”.
a) Se o item não possui pagamento, marque “Gerar lançamento contábil” e salve. Faça isso com todos os itens necessários.
b) Se o item possui pagamento, marque “Com pagamento” e salve. É possível fazer essa mesma configuração na operação fiscal, e atualizar todos os itens pelo menu “Ações > Atualizar dados dos itens conforme operação fiscal da NF“. Para saber mais sobre operações fiscais, clique aqui.
6) Após salvar as alterações feitas no passo anterior, clique em “Emitir”.
7) Faça este processo em todas as notas necessárias, e então, gere o SPED Contribuições novamente, pelo menu “Fiscal > EFD Contribuições (Sped PIS/COFINS)“.
Caso tenha dúvidas, entre em contato com o Suporte.
Veja também: