Quando uma NF-e é emitida com um CPF do emitente diferente do CPF do Certificado Digital, e retornada a rejeição “Rejeição 227: CPF do Emitente difere do CPF do Certificado Digital”.
Regra de validação da Sefaz:
Há duas situações em que essa situação pode ocorrer:
- Quando o CPF do emitente é informado errado no cadastro: ou seja, no cadastro da empresa, o CPF é diferente do cadastrado no certificado digital.
- Quando o CPF do certificado digital está diferente do cadastro: no cadastro da empresa, o campo do CPF está correto, mas, na aplicação, foi configurado um certificado que está cadastrado para outro CPF.
Como resolver?
1) Acesse o menu “Roda dentada > Editar minha empresa”.
2) Verifique se o CPF da empresa está preenchido corretamente. Se não estiver, corrija-o, clique no botão verde “Salvar e fechar” e envie a NF novamente.
3) Se estiver correto, o problema está no certificado digital configurado, sendo necessário importar um novo certificado. Para isso, acesse o menu “Roda dentada > Configurações”.
4) Expanda o menu “Configurações de certificado digital”, e clique em “Alterar certificado”.
5) Na tela “Alterar certificado”, clique no botão “Selecionar”, para buscar o arquivo do certificado no computador. Certifique-se de que o certificado possui o mesmo CPF de sua empresa, informe a senha do certificado, clique em “Importar certificado”, e finalize clicando em “Salvar”.
6) A seguir, salve as configurações através do botão cinza “Salvar e fechar” e envie a NF novamente.
Se ficou com alguma dúvida, fale com nosso suporte.
Veja também: