Essa rejeição ocorre quando é enviado um arquivo XML que não esteja em conformidade com o layout de Schema válido pela Sefaz. Trata-se de uma rejeição genérica, ou seja, pode ser retornada em diversas situações. É comum para os emissores de documentos fiscais, principalmente em ambiente de homologação.
Possíveis motivos para Sefaz retornar a rejeição 215:
- Espaços em brancos, no começo ou final da tag;
- Quebras de linhas;
- Caracteres especiais;
- Tags com erros de digitação ou que não existam, etc.
Normalmente, junto à mensagem de rejeição também é retornado o caminho que leva à tag do XML que apresentou o problema. No exemplo abaixo, o usuário emitiu uma NF-e, cujo campo “Inscrição na SUFRAMA” está preenchido indevidamente. Neste caso, a rejeição retornada foi:
215 – Rejeicao: Falha no Schema XML da NFe (Elemento: enviNFe/NFe[1]/infNFe/dest/ISUF/).
As informações contidas no “Elemento” da mensagem de rejeição, representam o caminho até à tag em que foi identificado o problema, resultando na rejeição. Neste caso, a responsável pela rejeição foi a última tag (“ISUF“).
Regra de validação da Sefaz:
Está página mostra:
Inicialmente, é necessário identificar onde está ocorrendo o problema no arquivo XML (Isto é, em qual tag foi encontrado o preenchimento indevido). Caso a mensagem de rejeição retornada pelo sistema mostre o caminho até a tag que originou o problema, basta identificar este campo na NF do sistema, corrigi-lo e enviar a NF novamente.
Como resolver usando o validador de XML Sefaz?
Se a mensagem não tiver retornado o caminho até a tag que originou o problema, é necessário baixar o XML da NF e identificar o problema através do “Validador de XML”. Para isso, siga o passo a passo abaixo.
1) Na edição da NF, clique sobre a seção “Mostrar mais”, abaixo do campo “Chave de acesso”.
2) A seguir, clique no ícone “XML” para visualizar os arquivos da NF-e.
3) Logo após, clique no ícone verde “seta para baixo” do arquivo terminado com “ped-nfe.xml”.
4) Agora, identifique o XML baixado em seu dispositivo, clique nele com o botão direito do mouse e acesse “Abrir com > Bloco de notas”.
5) O XML abrirá em seu bloco de notas, basta selecionar todas as informações (Ctrl + A) e copiar (Ctrl + C).
6) Depois, abra o Validador de XML da Sefaz clicando aqui.
7) Já no validador, cole (Ctrl + V) o conteúdo copiado do XML (conforme mostrado no passo 5) e clique no botão cinza “Validar”.
8) Após carregar, aparecerá um campo novo chamado “Resultado da Validação do Schema e de Regras de Negócio”. Se houver divergência de informação na NF-e, esta será exibida da seguinte forma:
Como resolver usando o Validador de XML da Tecnospeed?
Caso a mensagem de rejeição não tenha retornado a tag na qual está o erro no XML, deve ser baixado o XML rejeitado e identificado o problema através do “Validador de XML Tecnospeed”.
1) Na edição da NF-e, clique sobre a seção “Mostrar mais”, abaixo do campo “Chave de acesso”.
2) A seguir, clique no ícone “XML” para visualizar os arquivos da NF.
3) Logo após, clique no ícone verde “seta para baixo” do arquivo terminado com “ped-nfe.xml”.
4) Após identificar o XML baixado em seu computador, clique nele com o botão direito do mouse e acesse “Abrir com > Bloco de notas”.
5) O XML abrirá em seu bloco de notas, basta selecionar todas as informações (Ctrl + A) e copiar (Ctrl + C).
6) Depois, abra o Validador de XML Tecnospeed clicando aqui.
7) Já no validador, cole (Ctrl + V) o conteúdo copiado do XML (conforme mostrado no passo 5), ao final clique no botão verde “Validar”.
8) Após carregar, aparecerá um campo ao lado chamado “Resultado”. As informações incorretas na NF-e, serão mostradas como abaixo:
9) Após verificar a tag e valor que originou o problema, basta identificar o campo responsável pelo preenchimento da tag na NF do sistema, fazer as alterações necessárias e reenviar a nota.
Neste caso, deve-se verificar o cadastro da empresa destinatária da nota. No exemplo, descobriu-se que o erro estava ocorrendo por preencher o campo “Inscrição na SUFRAMA” com “nao tem”, ao invés de deixar o campo em branco, já que não se aplica o preenchimento para esse destinatário.
10) Após fazer as alterações e reenviar, a nota foi autorizada.
Observação: A diferença entre as rejeições 215 e 225 na nota fiscal eletrônica (NF-e) reside no tipo de erro que causa a falha na emissão. A rejeição 215 indica uma falha no Schema XML em geral, indicando que XML não segue a estrutura esperada pela SEFAZ, enquanto a 225 aponta para uma falha específica no Schema XML do lote de NF-e, geralmente indica um erro no preenchimento na NF-e.
Se ficou alguma dúvida, fale com nosso suporte.
Veja também:
- Rejeição 243: XML mal formado – Como resolver?
- Rejeição 225: Falha no Schema XML do lote de NF-e – Como resolver?
- Baixa de XML e PDF de notas fiscais