Ajuda

Como consultar o histórico de acessos dos usuários?

Manter o controle de quem acessa o sistema é essencial para proteger os dados e garantir a segurança. O histórico de acessos oferece transparência sobre todas as entradas e saídas do sistema, permitindo que usuários e administradores monitorem suas atividades.

Veja a seguir como consultar:

Observação: para acessar o histórico, é necessária a permissão “ACES002 — Consultar histórico de acessos do sistema” que lhe mostrará o acesso do usuário próprio. Para visualizar o acesso de outros usuários, é necessária também a “ACES001 — Consultar acessos de outros usuários do sistema”.

1) Posicione o cursor sobre o seu nome de usuário (no canto superior direito do sistema) e clique em “Histórico de acessos”.

2) Será exibida uma tela com as seguintes informações:

  • Data e hora de cada movimentação
  • Tipo de acesso (login efetuado, logout ou tentativa falha)
  • Seu e-mail e nome de usuário
  • Endereço IP utilizado

3) É possível filtrar a pesquisa no histórico de acesso pela data em que deseja rastrear as movimentações e pelo tipo de acesso.

4) Para visualizar o histórico buscando por “Usuário” é necessária a permissão “ACES001 — Consultar acessos de outros usuários do sistema”.  Usuários administradores conseguem rastrear os acessos de todos os usuários.

5) O histórico de acessos também pode ser consultado a partir da tela de usuários, para isso, acesse:

a) O menu superior “Roda dentada > Usuários”.

b) Clique sobre a linha do usuário o qual deseja consultar o histórico de acessos, de maneira que a linha fique alaranjada.

c) Em seguida, acesse o submenu “Consultar > Histórico de acessos”.

d) Para usuários que não tenham a permissão “ACES002 — Consultar histórico de acessos do sistema”, é exibida a seguinte mensagem:

“Você não possui as permissões de:
– Consultar histórico de acessos do sistema. [ACES002].”

Veja também: