Ajuda

Por que um item já faturado ainda aparece como ‘A faturar’ no pedido de venda?

Essa situação geralmente ocorre quando o item foi faturado parcialmente. Ou seja, a quantidade faturada na nota fiscal é menor que a quantidade total do item no pedido de venda. Nesse caso, o sistema continua indicando haver saldo “A faturar”, pois ainda resta uma parte do item a ser atendida.

Outro motivo possível é que a nota fiscal não está mais em estado “emitida” ou foi desvinculada do pedido de venda. Por exemplo, a nota fiscal pode ter sido cancelada, excluída ou desvinculada manualmente. Nesses casos, o sistema entende que a quantidade correspondente ainda precisa ser faturada.

Verifique os seguintes pontos:

  • A quantidade total do item no pedido de venda.
  • A(s) nota(s) fiscal(is) emitida(s) para o pedido e as quantidades faturadas.
  • Se houve cancelamento, estorno ou devolução da nota fiscal.
  • Se ocorreu desvinculação de itens das notas fiscais com o item do pedido.

Se necessário, ajuste manualmente a quantidade do item no pedido de venda ou ajuste o estado das notas fiscais (se for o caso).

1) Acesse o menu superior “Vendas > Pedidos de venda”.

2) Na grade de pedidos de venda, clique no ícone do lápis para editar o pedido desejado.

3) Na edição do pedido de venda, observe a grade de itens. No exemplo abaixo, o primeiro item do pedido está no estado faturado parcialmente, o segundo item no estado a faturar e o terceiro item no estado faturado.

4) Nas colunas mais a direita, é possível observar a quantidade faturada e a faturar de cada item, além do número das notas fiscais nas quais cada item foi faturado. Um mesmo item de pedido de venda pode ser faturado por várias notas fiscais. Neste caso as colunas “Nota fiscal” e “NF emissão” exibirão mais de um número de nota fiscal e data de emissão, respectivamente.

5) No caso de itens faturados, para que o estado do item do pedido de venda esteja correto, é necessário que esteja corretamente vinculado aos itens de notas fiscais.

a) Se a NF foi emitida sem que o seu item esteja corretamente vinculado ao item do pedido de venda, é necessário desfazer a emissão da NF (a ação de desfazer emissão não altera a situação da NF junto a Sefaz, somente a reabre no sistema), editar o item, e informar o pedido e item do pedido, conforme mostrado abaixo.

b) Após vincular manualmente o item da nota ao item do pedido, clique para “Salvar” as alterações e emita a nota fiscal novamente. Para saber mais sobre desfazer emissão de NF, clique aqui.

6) Existem situações onde o item do pedido de venda foi retornado ao estado “A faturar” ou “Faturado parcial” em razão de ter sido desconcluído manualmente. Esta ação pode ser executada sobre o pedido, onde força o seu estado de volta para “Aprovado” e pode também ser executada sobre os itens do pedido, retornando o estado dos itens para “Faturado parcial”. Para saber mais, clique aqui.

a) Neste caso, para concluir manualmente o item do pedido de venda, isto é, forçar o seu estado para “Faturado”, selecione-o na grade e vá em “Ações > Concluir itens selecionados”.

b) O mesmo pode ser executado sobre o pedido de venda por completo, indo em “Ações > Concluir pedido”. Esta ação força o estado dos itens e do pedido de venda para “Faturado”.

Se restar dúvidas, entre em contato com o suporte.

Veja também: