Ao pesquisar por uma empresa no sistema, podem ocorrer duas situações aparentemente contraditórias, o sistema não encontrar nenhum registro correspondente a empresa pesquisada ou, ao tentar cadastrar uma nova empresa, informar que já existe um registro com os mesmos dados (CNPJ ou apelido). Como, por exemplo, a mensagem abaixo:
Essas ocorrências geralmente se devem a:
- Configuração dos filtros de busca – onde a pesquisa padrão omite os registros inativos.
- Divergência no tipo de cadastro – quando a empresa existe em uma categoria diferente da que está sendo pesquisada (ex.: A empresa foi cadastrada como Fornecedor, mas está sendo buscada na tela Clientes)
O que fazer?
Quando a pesquisa não retorna resultados para uma empresa que deveria constar no sistema:
1) Acesse uma das telas de cadastros de empresa (“Cliente”, “Clientes potenciais”, “Representante/ vendedor”, “Transportadora”, “Fornecedor”, “Parceiro”, “Concorrente”). No exemplo a seguir pesquisaremos através da tela de fornecedores, acessando o menu “Compras > Fornecedores”.
2) Na tela de cadastro de empresas, através do filtro “Cadastro” marque a opção “Inativas”.
3) No filtro “Tipo” iremos ativar a opção “Selecionar tudo”.
4) Clique no ícone destacado na imagem abaixo para atualizar a pesquisa.
5) Agora com a lista de todas as empresas cadastradas no sistema, utilize os filtros “Apelido”, “Razão social” ou “CNPJ/CPF” para pesquisar pela empresa desejada.
Após localizar a empresa, verifique se a mesma está inativa ou se foi cadastrada em um tipo que não condiz com a sua classificação e faça as alterações.
1) Se estiver inativa: edite cadastro para reativar (se necessário)
a) Marque o campo “Ativa” para reativar o cadastro da empresa.
b) Clique no botão verde “Salvar e fechar” para salvar as alterações.
2) Se estiver em tipo diferente: troque a classificação conforme o caso.
a) Por exemplo, a empresa foi cadastrada como “Cliente”, mas se trata de um “Concorrente”. Desmarque a opção errada e marque a classificação correta no cadastro.
b) Clique no botão verde “Salvar e fechar” para salvar as alterações
Se ficou alguma dúvida, fale com nosso suporte.
Veja também:
- “Cadastro da empresa já existe”. O que fazer?
- Cadastro de empresas
- Pode haver várias empresas com o mesmo CNPJ?