Ajuda

Como empresas do Simples Nacional podem informar crédito de ICMS para destaque no XML (pCredSN e vCredICMSSN)?

1) O primeiro passo é informar um CST/CSOSN que tenha permissão de crédito. Para preencher/alterar o CST/CSOSN na NF:

a) Com a NF em estado de “Digitação”, edite o item da NF, clicando no ícone do lápis na grade de produtos e serviços.

b) Na tela de edição do item, é exibida a lista de impostos. Edite o imposto “ICMS” e verifique/altere a CSOSN para uma opção que tenha permissão de crédito. Em caso de dúvidas sobre o CSOSN a usar, veja com seu escritório de contabilidade.

2) O CST pode ser pré-cadastrado na operação fiscal. Assim, sempre que utilizar a operação fiscal, as configurações de impostos serão inicializadas com este CST. Para isso:

a) Acesse o menu “Fiscal > Cadastros > Operações fiscais”.

b) Na tela de operações fiscais, clique no ícone do lápis da operação fiscal usada na NF.

c) Na tela de edição da operação fiscal, expanda o menu “Inicialização dos impostos”.

d) Clique no ícone do lápis do imposto ICMS. Na tela de edição do imposto, altere a CST/CSOSN para a opção desejada. Clique em “Salvar” para guardar as alterações.

e) Se os dados de uma NF já criada estiverem incorretos, edite-a. A seguir, acesse o menu “Ações > Atualizar dados dos itens conforme a operação fiscal da NF”.

3) Verifique a alíquota inicializada do imposto. Para isso, na edição do item da nota, observe o valor da coluna “Alíquota” na seção “Impostos”. Somente itens com a CST de permissão de crédito e alíquota para cálculo do valor do imposto preencherão os dados no XML.

a) Para fixar a alíquota do imposto, com a NF em estado de digitação, na janela de edição do item clique no ícone do lápis e preencha na janela de edição o valor da alíquota manualmente.

b) No ERP MAXIPROD, a inicialização da alíquota de ICMS dos itens de NFs segue algumas regras. No entanto, a alíquota pode ser fixada pelo usuário diretamente na inicialização do imposto, nas configurações da operação fiscal. Para saber mais sobre alíquotas de ICMS, clique aqui.

Para mais informações, fale com o suporte.

Veja também: