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“Erro ao importar notas recebidas do ambiente nacional”. O que fazer?

A importação de notas fiscais pela opção “Importar notas recebidas do Ambiente Nacional”, disponível no menu “Ações” da tela de “Notas fiscais recebidas” (“Compras > Notas fiscais recebidas”), é feita através de um serviço disponibilizado pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Às vezes, há intermitências neste serviço por motivos variados, e a operação não pode ser concluída na SEFAZ. Para saber mais, clique aqui.

Como resolver

1) Verifique a data da emissão da nota que está tentando importar, pois este serviço não disponibiliza a importação de notas com mais de 3 meses de emissão.

2) Para uma NF ser importada do ambiente nacional, é necessário que ela tenha recebido a ciência da operação do destinatário, o que pode ocorrer em até 10 dias a partir da data de autorização da NF-e. É feita a partir da própria importação de notas fiscais do ambiente nacional, desde que a opção destacada abaixo esteja marcada.

3) Após a manifestação de ciência ou confirmação, é necessário aguardar até que a nota seja liberada na Sefaz para importação. Este tempo varia e depende dos servidores da Sefaz. Sugerimos que aguarde, e tente a importação novamente após algumas horas.

Obs.: geralmente a nota é liberada no mesmo dia, mas o tempo varia de nota para nota.

4) O serviço da Sefaz é instável. Portanto, a sugestão é tentar a importação novamente após algumas horas. Ou então faça a importação manual do XML, importando o arquivo ou pela chave de acesso.

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