Ajuda

Planos de contas, contas contábeis

Como regra geral, o plano de contas é dividido em quatro grandes grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas. Os dois primeiros correspondem às contas patrimoniais da empresa, e os dois últimos às contas de resultado. Cada um desses quatro grupos tem subdivisões.

Em caso de assinaturas com multi-CNPJ, todas as empresas compartilham o mesmo plano de contas. Isso significa que, qualquer alteração ou inclusão de uma conta contábil em uma empresa, será automaticamente refletida nas outras empresas.

Está página mostra:

Planos de contas padrão e próprio

O ERP MAXIPROD vem inicializado com um plano de contas padrão.

O assinante tem duas opções:

a) Usar o plano de contas padrão, acrescentando novas contas contábeis próprias, se necessário. Neste caso, as contas que já vêm inicializadas não podem ser alteradas.

b) Tornar o plano de contas próprio, o que permite editar todas as contas contábeis.

Como tornar o plano de contas próprio

1) Para tornar o plano de contas próprio, acesse o menu “Roda dentada > Configurações > Configurações contábeis”.

2) Clique no botão “Utilizar plano de contas contábeis próprio”.

3) Na mensagem de confirmação, clique em “Sim”, e então aguarde até que o procedimento seja concluído, pode levar vários minutos.

4) Após concluir o processo, todas as contas contábeis se tornam editáveis (ícone de lápis de edição).

5) Se o assinante já estiver usando um plano de contas próprio, este botão não estará visível.

Obs.: Ao optar pelo plano de contas próprio, todas as contas contábeis padrão são copiadas para contas contábeis próprias, que podem ser editadas. Esta operação não pode ser desfeita.

Propriedades das contas contábeis

  • código: identificação da conta por um código único, o qual é uma sequência numérica, não podendo ser editado
  • descrição: a descrição é um nome que especifica e identifica o propósito da conta
  • ativa/inativa: podem ser feitos lançamentos contábeis apenas em contas ativas
  • grupo, ou natureza da conta: contas sintéticas “raiz”, sem conta contábil mãe, como: Ativo, Passivo, Patrimônio líquido, Resultado, Compensação, Outra.
  • tipo analítica/sintética: podem ser feitos lançamentos contábeis apenas em contas analíticas. As contas sintéticas agrupam os valores das contas analíticas, facilitando a interpretação. Uma conta sintética pode ser a conta mãe de várias contas analíticas, e de várias contas sintéticas, criando-se uma hierarquia de contas contábeis, denominada “plano de contas”.
  • conta contábil mãe (ou “Dentro de”): toda conta contábil tem uma conta mãe, exceto os grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas
  • classificação: uma conta contábil pode ser identificada, dentro do plano de contas, por meio de uma sequência de sufixos separados por pontos. Cada nível acrescenta um novo sufixo, e o valor do sufixo corresponde à sua posição entre as contas filhas de uma mesma conta mãe. Por exemplo, uma conta “Bancos” de classificação 1.01.01.02, pode ter contas filhas 1.01.01.02.01 Banco do Brasil, 1.01.01.02.02 Bradesco,  1.01.01.02.03 Itaú, 1.01.01.02.04  Banrisul, etc. O primeiro nível da classificação corresponde aos grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas
  • finalidade: indica as funcionalidades e situações nas quais a conta contábil será utilizada. Por exemplo, apenas contas de finalidade “Caixa/Banco (Ativo)” podem ser usadas para o recebimento de valores a receberconjunto de finalidades é fixo, não configurável.

Se a finalidade da conta é estoque, então aparecem opções de seleção das seguintes propriedades:

    • Custo médiopor item ou por lote interno. A opção lote interno pode ser usada para itens estocados por lote interno, lote de fabricante ou número de série. Quando o custo médio é calculado por lote interno, as entradas em um lote interno não afetam o custo médio dos demais.  O custo médio do item é recalculado com base no custo das entradas anteriores e o custo da nova entrada, ou seja, todas as entradas (compra ou produção) de um mesmo item são somadas, e o custo médio do item é ajustado a partir dessa soma. Diferentes contas de estoque ou qualidades de um mesmo item compartilham o custo médio do mesmo lote interno, ou item, conforme o valor desta propriedade. Vide cálculo do custo médio.
    • Permite baixa por explosão: onde ao concluir uma ordem de produção o sistema “explode” a quantidade de um item, sem uma ação manual para realizar esta baixa. Para isso, também é necessário que o item tenha a propriedade “baixa por explosão”.
    • Integrar com e-commerce/Mercos
  • favorita da finalidade (S/N): esta opção define a conta preferencial da finalidade. Por exemplo, se a conta “Banco do Brasil” for a favorita da finalidade “Caixa/Banco (Ativo)”, então ao efetuar um pagamento ou um recebimento, esta conta é selecionada automaticamente, podendo ser alterada manualmente.
  • pode ser usada em movimentações de estoque (S/N): define se a conta contábil (apenas contas analíticas) pode ser usada como origem ou destino de movimentações de estoque. Veja também como criar uma conta contábil de estoque.
  • apelido: cada conta que marca o checkbox “pode ser usada em movimentações de estoque” (logo acima)é uma conta de estoquee tem um apelido, usado nas áreas de materiais da empresa. Não pode haver 2 contas contábeis com o mesmo apelido. Apenas contas analíticas podem ser contas de estoque.
  • centro de custos (S/N): define se lançamentos nessa conta podem ser associados a centros de custos. Neste caso, a associação é definida na grade do rodapé da tela de edição de contas (vínculos com centros de custos).
  • centro de custos favorito: o centro de custos selecionado neste campo será inicializado para todos os registros de receitas, despesas e notas fiscais em que esta conta contábil for utilizada. Porém, será apenas uma inicialização padrão, podendo ser alterado pelo usuário sempre que houver a necessidade de utilizar outro centro de custos.
  • pedido de venda (S/N): define se lançamentos nessa conta podem ser associados a pedidos de venda.
  • ratear no custo de produção (S/N): define se o custeio rateia o valor da conta entre os itens produzidos desde o último fechamento de estoque (“Estoque > Ações > Recalcular custos do estoque atual”).
  • código de aglutinação: indica o grupo do Balanço Patrimonial e/ou da DRE à qual o valor da conta contábil é somado.
  • conta referencial da SPED: indica a conta correspondente no plano de contas referencial da SPED. Só precisa ser preenchido se a empresa gera a SPED Contábil (ECD) através do MAXIPROD.
  • vínculos com centros de custos: a relação entre centros de custos e contas contábeis é n:n.

Como criar novas contas contábeis?

1) Vá ao menu “Contabilidade > Cadastros > Contas contábeis”:

acesso à tela contas contábeis

2) Na tela de conta contábeis, procure uma conta semelhante à que deseja criar. Por exemplo, para criar uma nova conta de caixa ou banco, pode-se selecionar a conta 1.01.01.02.01 – Banco do Brasil.

3) Após selecionar a conta contábil, clique no botão “Novo”.

4) Digite a descrição e demais informações necessárias da nova conta e clique no botão “Salvar”.

Veja também: Saldo inicial de uma conta contábil.