Ajuda

“Já existe um registro com o mesmo item-filho na mesma operação e posição na estrutura de produto”. Que fazer?

Essa mensagem é exibida quando o usuário tenta inserir um item-filho na estrutura de um produto, mas informando a mesma operação e posição pertencentes a esse mesmo item, já inserido previamente na estrutura de um produto. No exemplo abaixo, o item-filho 00035 já está na estrutura de produto do item 00002, na operação “10 – Separação” e “Posição no desenho” em branco.

Como resolver?

1) Frequentemente, a operação informada para a inserção do item-filho está incorreta. Ou seja, o mesmo item-filho pode estar presente mais de uma vez na estrutura do produto, mas, em diferentes operações.

2) Se a operação informada está correta, e realmente o item-filho deve ser usado mais de uma vez na mesma operação, verifique o campo “Posição no desenho”. Este deve estar preenchido com valores diferentes para os dois itens-filhos, portanto, ambos não podem estar em branco.

a) O campo “Posição no desenho” fica na seção “Mais campos” da janela de inserção/edição do item-filho, é alfanumérico e de livre preenchimento, e indica a posição do item-filho no desenho do item-pai.

b) Se o mesmo item-filho aparece mais de uma vez na mesma operação da estrutura de produto, então suas “Posições no desenho” devem ser diferentes. Por exemplo, podem ser utilizados os números 1, 2… para diferenciar.

3) Na grade de insumos da ordem de produção, serão agrupadas as quantidades do mesmo item na operação, exigindo uma única baixa.

Veja também: