Esta página mostra:
O que é inventário?
1) O inventário é um “acerto do estoque” que torna o estoque registrado no ERP igual ao estoque físico, resultante da contagem em determinada data. Durante a realização do inventário pode-se identificar estoques com endereço, conta ou lote incorreto no sistema, e fazer a correção, para que o estoque do sistema fique conforme o estoque físico.
2) Somente é possível alterar um registro de estoque por meio de inventário, se no inventário o item tiver as mesmas propriedades do estoque atual.
Por exemplo:
a) O usuário deseja atualizar o endereço de estoque de determinado registro de estoque do sistema.
b) O usuário insere o item com endereço de estoque no inventário, mas o registro de estoque existente tem outro endereço no sistema, ou até mesmo sem endereço de estoque.
c) Ao finalizar o inventário, é dada entrada deste item com o endereço de estoque informado no inventário, mas o estoque existente no sistema não será alterado, gerando duplicidade.
3) Por isso, para mudar o endereço, conta ou lote de algum estoque por meio de inventário, é necessário criar uma linha zerando o estoque atual, e em outra linha indicar a quantidade com o endereço, conta ou lote correto.
4) Desta maneira, é dada entrada no endereço, conta ou lote correto, e saída do estoque com endereço, conta ou lote incorreto. Para saber mais sobre inventário de estoque, clique aqui.
Como alterar endereço, conta ou lote por meio de inventário?
Dica: este mesmo processo se aplica a propriedades do estoque como lote e qualidade.
Exemplo:
1) Há 10 unidades do “Item ABC” com custo unitário “3,00” e custo total “30,00” na conta “Matéria-prima”, com tipo “Normal” e sem endereço de estoque.
2) Durante a contagem do estoque, foi observado que essas 10 unidades do “Item ABC” estão na prateleira 3, identificada no sistema pelo código “P3”, classificado como estoque de revenda.
3) Portanto, no sistema, através do inventário, é necessário zerar o “Item ABC” sem endereço de estoque e na conta “Matéria-prima”, para que a linha referente a este estoque fique com quantidade igual a zero.
Obs.: a coluna “Qt contada” mostra 0, a coluna “Qt estoq” mostra 10, indicando que o estoque atual tem 10 unidades do item, e a coluna “Dif (qt)” exibe -10, que é a diferença entre o estoque registrado e o estoque contado durante o inventário.
4) É preciso dar entrada no “Item ABC” no endereço de estoque “P3”. Portanto, deve haver uma segunda linha do mesmo item no inventário, com a “Quantidade contada” apontando para a quantidade do item no endereço “P3”, o endereço de estoque corretamente preenchido no inventário, além da conta de estoque constar como “Revenda” ao invés de “Matéria-prima”.
5) Ao final, as movimentações de estoque mostram o efeito destas ações:
a) foi feita uma movimentação de saída manual de 10 unidades, com origem na conta “Matéria-prima” e destino na conta “Saída inventário”, de “endereço de estoque em branco” para “endereço de estoque em branco”.
b) em paralelo, foi dada uma entrada manual de 10 unidades do “Item ABC” com origem na conta “Entrada inventário” para a conta “Revenda”, de “endereço de estoque em branco” para o “endereço de estoque P3 – Prateleira 3”.
Dica: este mesmo processo se aplica a propriedades do estoque como lote e qualidade.
Veja também: