Ajuda

Qual a diferença entre GTIN e GTIN unidade tributável?

O GTIN (Global Trade Item Number) e o GTIN da unidade tributável são conceitos relacionados, mas têm finalidades diferentes, especialmente no contexto de identificação de produtos em transações comerciais e fiscais. Quando o produto comercializado é o mesmo que o produto tributável, o código é o mesmo. Quando são diferentes, o GTIN é o código de barras (antigo código EAN) do produto enviado ao destinatário na NF-e, conforme a forma/volume de venda, enquanto o GTIN da unidade tributável é o código de barras (antigo EAN) da menor unidade comercializável identificada pelo código GTIN.

Está página mostra:

GTIN (Global Trade Item Number)

O GTIN é um identificador global de itens de comércio, utilizado para identificar produtos e serviços de forma única em nível mundial. Ele é mais conhecido pelos códigos de barras que aparecem nos produtos e embalagens. Existem diferentes formatos de GTIN, como GTIN-8, GTIN-12, GTIN-13 e GTIN-14, cada um com um número específico de dígitos. O GTIN é usado para rastrear e gerenciar produtos ao longo da cadeia de suprimentos, desde a produção até a venda ao consumidor final.

O campo “GTIN” no cadastro do item está disponível na seção “Dados fiscais > Outros dados fiscais”.

O GTIN do cadastro do item inicializa o campo “GTIN” na edição do item da nota, existente na seção “Dados fiscais > Outros dados fiscais > GTIN”.

GTIN da unidade tributável

O GTIN da unidade tributável é uma extensão do GTIN e é específico para o contexto tributário. Ele é utilizado em documentos fiscais para representar a unidade tributável de um produto. A unidade tributável é a quantidade de um produto que serve como base para a aplicação de tributos, como impostos sobre vendas. O GTIN da unidade tributável permite uma identificação mais precisa na área tributária, auxiliando na correta aplicação e cálculo de impostos sobre produtos.

Em resumo, enquanto o GTIN é mais amplo e é utilizado globalmente para identificar produtos em transações comerciais, o GTIN da unidade tributável é uma aplicação específica do GTIN no contexto tributário, auxiliando na gestão e tributação adequada dos produtos. Ambos são importantes para garantir a precisão nas transações comerciais e fiscais.

O campo “GTIN unid tributável” no cadastro do item está disponível na seção “Dados fiscais > Outros dados fiscais”.

O GTIN unidade tributável do cadastro do item inicializa o campo “GTIN unid tributável” na edição do item da nota, existente na seção “Dados fiscais > Outros dados fiscais > GTIN”.

Exemplo extraído do site da GS1 Brasil:

Veja também: