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Como concentrar ou ratear valores de impostos e despesas acessórias entre as duplicatas?

Em determinadas situações, pode ser necessário alterar como os impostos e despesas acessórias são somados entre as duplicatas. Como, por exemplo, quando a empresa concentra o pagamento dos tributos no primeiro vencimento ou quando deseja refletir o custo proporcional em cada parcela.
Para atender a essas diferentes necessidades contábeis e financeiras, o ERP MAXIPROD permite configurar se os valores serão rateados entre todas as duplicatas ou concentrados somente na primeira:

1) Essa parametrização está disponível para vendas e compras, portanto, acesse “Roda dentada > Configurações” e expanda a seção “Configurações de vendas” ou “Configurações de compras”.

2) Serão exibidos os campos para a configuração dos impostos externos, retidos e despesas acessórias:

As opções são:

  • Ratear entre todas as duplicatas: dividir o valor proporcionalmente entre todas as parcelas.
  • Concentrar apenas na primeira duplicata: todo o valor do imposto/despesa é somado na primeira parcela da nota.
  • Ratear entre as duplicatas, exceto a primeira: para as despesas acessórias, há também a possibilidade de dividir o valor entre todas, com exceção da primeira parcela.

3) Após configurar, clique em “Salvar” ou “Salvar e fechar” ao final da tela.

4) No exemplo abaixo, o valor de R$ 100,00 das despesas acessórias foi concentrado na primeira parcela, ao informar a condição de pagamento em “3x”, o sistema calculou automaticamente o valor das duplicatas:

Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso suporte.

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