Ajuda

Como itens de uma NF podem ter diferentes configurações de impostos?

Os impostos dos itens das NFs são inicializados conforme a Operação Fiscal. A operação fiscal de cada item é inicializada pela Operação Fiscal principal da NF, mas o usuário pode alterar a operação fiscal de cada um de seus  itens. Ou seja, o item da NF pode ter operação fiscal diferente da operação fiscal principal da NF.

Veja também:

Esta pagina mostra:

Como alterar a configuração do imposto no item da NF?

Na edição do item da NF, pode-se alterar as configurações dos impostos, como, por exemplo, o CST/CSOSN, o valor e a alíquota.

1) Com a NF em estado de “Digitação”, clique no ícone do lápis do item da NF para editá-lo.

2) Na tela de edição do item da NF, verifique a seção “Impostos”. Clique no ícone do lápis para editar o imposto que desejar.

3) Na grade de edição do imposto é possível fazer as alterações necessárias. Para isso altere o valor diretamente no seu campo e clique em “Salvar”.

Po

Como criar mais de uma operação fiscal com a mesma CFOP?

Pode-se criar diversas operações fiscais com a mesma CFOP:

1) Acesse o menu superior “Fiscal > Cadastros > Operações fiscais”.

2) Na tela de operações fiscais, habilite o filtro “CFOP”, que, por padrão, é inicializado oculto. Clique no ícone do funil e marque a caixa de seleção do filtro. Para saber mais sobre a personalização das telas, clique aqui.

3) Utilize o filtro “CFOP” para buscar as operações fiscais com aquela CFOP. Para saber mais sobre a diferença entre operação fiscal e CFOP, clique aqui.

4) Para criar uma nova operação fiscal com a mesma CFOP, dentre as operações fiscais com aquela CFOP selecione aquela que mais se aproxima da configuração desejada. Após selecionar a operação fiscal, clique em “Duplicar o registro selecionado”.

5) Altere as configurações necessárias na nova operação fiscal, desde as configurações de inicialização do item até as de inicialização dos impostos.

6) Informe o “Código” e “Descrição” que preferir, para facilitar a posterior identificação da operação fiscal. E ao final clique em “Salvar”.

Como alterar a operação fiscal do item?

1) Na tela de edição da nota fiscal, clique no ícone do lápis na grade de “Produtos/serviços” para editar o item.

2) Ao abrir a janela de edição do item, expanda a seção “Dados fiscais” e, através do campo “Operação fiscal”, faça a alteração necessária.

3) Os impostos serão atualizados conforme a operação fiscal informada somente após “Salvar” a edição do item.

4) Veja que a operação fiscal do item da NF pode ser diferente da operação fiscal principal da NF, mesmo que a CFOP seja a mesma.

Para saber mais sobre operações fiscais, clique aqui.

Veja também: