No ERP MAXIPROD, os usuários que já realizaram atividades no sistema não podem ser excluídos, para manter a integridade do histórico de registros e operações. Portanto, se houver a tentativa de excluir um usuário com histórico de atividades no sistema, podem ser retornada mensagens como as abaixo:
“O sistema tentou realizar uma operação não permitida no banco de dados. Por favor, entre em contato com o suporte da Maxiprod. Erro interno: constraint ‘xx_xx_xx’ com o erro de código 2292.”
ou,
“Não é possível excluir este usuário, pois ele é o criador de uma nota fiscal, pedido de venda, proposta de venda, nota fiscal recebida, pedido de compra, cotação de compra e/ou operação fiscal.”
Por que isso acontece?
O sistema mantém o registro de todas as atividades realizadas pelos usuários, vinculando-as aos seus responsáveis. Isso garante a rastreabilidade, permitindo saber quem criou, alterou ou aprovou cada registro no sistema. Além disso, assegura a integridade dos dados, mantendo a consistência das informações no banco de dados.
Recomendamos não utilizar o mesmo cadastro de um usuário inativo para outra pessoa, pois isso afeta a rastreabilidade das alterações realizadas no sistema, dificultando a identificação de quem criou ou alterou os registros.
Por exemplo:
- O usuário “Camila” criou 15 pedidos de venda em 2023.
- A colaboradora “Camila” foi desligada da empresa em janeiro de 2024.
- Ao invés de excluir o usuário “Camila” permanentemente do sistema, é possível inativar seu usuário, assim os pedidos permanecem com sua autoria, mantendo o registro e histórico das atividades realizadas por ela, mas seu usuário não consegue mais acessar o sistema.
- Considerando que uma nova colaboradora chamada “Maria” foi contratada em abril de 2024, se o usuário de “Camila” for reaproveitado para Maria, as ações da Camila no sistema vão passar para o nome da Maria, pois cada usuário tem um ID no banco de dados e, por mais que altere o nome e/ou apelido, o ID do cadastro permanece o mesmo.
- Logo, o ideal é obsoletar de vez o cadastro de “Camila” colocando o “.old” ou “.obsoleto” ou qualquer outro termo/caractere que diferencie o formato do e-mail (caso o endereço de email seja o mesmo para o novo colaborador), para com isso poder ser cadastrado um novo usuário para a Maria, criando assim um novo ID no banco de dados do sistema. Para saber mais, clique aqui.
Que fazer quando não é possível excluir um usuário?
A inativação é a solução recomendada para usuários que não utilizam mais o sistema, mas possuem histórico de atividades. Para isso, siga os passos abaixo:
1) Acesse “Roda dentada (ícone de engrenagem) > Usuários”.
2) Localize o usuário desejado na grade e clique no ícone “lápis laranja” para abrir a tela de edição.
3) Desmarque a opção “Ativo” no canto superior direito da janela de edição do usuário.
4) Salve as alterações clicando no botão verde “Salvar”.
5) É possível visualizar os usuários inativos, basta no filtro “Cadastro” marcar também a opção “Inativos”. Os usuários inativos são exibidos com formatação “Tachado”.
Se ficou alguma dúvida, entre em contato com o suporte.
Veja também: