Se ocorreu algum engano, ou é necessário mudar as condições de pagamento, é possível desfazer a emissão da NF, ou reabrir a NF de recebimento. Veja abaixo como prosseguir (apresentaremos a explicação para uma nota de saída, mas, o mesmo processo vale para as notas de entrada).
Está página mostra:
- Ao desfazer a emissão de uma NF como fica sua situação na SEFAZ?
- Como desfazer a emissão de uma NF?
- Como desfazer a emissão de uma NF sem desfazer as movimentações de estoque?
Ao desfazer a emissão de uma NF, como fica a situação na SEFAZ?
Desfazer a emissão de uma nota fiscal já autorizada, não afeta o que foi transmitido para a SEFAZ, pois essa ação é interna do ERP MAXIPROD. A ação de “Desfazer emissão” pode desfazer apenas movimentações de estoque, lançamentos contábeis e títulos gerados no financeiro.
Recomenda-se evitar essa ação, por tornar a NF editável e permitir, por exemplo, que ela tenha informações diferentes da NF existente na base de dados da SEFAZ. No entanto, após desfazer a emissão de uma NF e realizar as alterações desejadas, ao clicar no botão “Emitir”, as movimentações e lançamentos serão refeitos.
Como desfazer a emissão de uma NF?
1) Caso não se tenha baixado nenhum dos títulos gerados pela nota, entre na edição da NF, navegue até o rodapé da tela de edição e clique no botão “Desfazer emissão” (para NFs de recebimento o botão é “Desfazer recebimento”).
2) Ao desfazer a emissão da nota, ela ficará em estado de “Digitação”, e poderá ser editada.
3) Se algum título da NF já gerou um lançamento contábil, por exemplo, descontos, recebimentos ou pagamentos, ao clicar para desfazer a emissão, é exibida a mensagem abaixo:
4) Neste caso, é necessário desfazer os lançamentos contábeis referentes a descontos, pagamentos ou recebimentos, entre outros lançamentos relacionados aos títulos dessa nota. Veja como, clicando aqui.
5) Caso tenha sido gerado algum boleto dos títulos dessa nota, visando manter a integridade das informações do boleto, pode-se desfazer a emissão da NF, mas, os campos da seção “Cobrança” não serão inicializados editáveis.
a) Na imagem acima a coluna “Bloqueado” está preenchida com “Sim”, ou seja, o título da nota está bloqueado. Para torná-lo editável, é necessário desbloqueá-lo, para isso deve clicar sobre o ícone do cadeado, ao lado direito da tela.
b) Para desbloquear títulos em massa, ainda com a nota emitida, vá para a tela de contas a receber. Clique com o botão direito do mouse sobre uma das colunas, para exibir as colunas ocultas dessa tela. Para conferência, mantenha visível a coluna “Bloqueado”.
c) Marque a caixa de seleção dos títulos da nota que estiverem bloqueados e acesse o menu “Ações > Desbloquear registros selecionados”. Para confirmar o desbloqueio, clique em “Sim” na mensagem exibida em seguida.
d) Os títulos estarão desbloqueados e será possível desfazer a emissão da nota e corrigir os dados da cobrança.
Como desfazer a emissão de uma NF sem desfazer as movimentações de estoque?
1) Acesse a tela de edição da nota fiscal, navegue até o rodapé da tela e clique na opção ao lado do botão “Desfazer emissão”. Clique sobre “Sem desfazer movimentações de estoque”.
2) Será exibida a seguinte mensagem de “Atenção” com as opções “Sim” ou “Não”. Clique em “Sim” para continuar.
3) Ao editar qualquer item da nota fiscal que teve a emissão desfeita sem desfazer as movimentações de estoque, o sistema apresentará a seguinte informação:
Se precisar de mais informações, fale com o suporte.
Veja também: