A tela de itens das notas fiscais mostra, individualmente, cada item das notas fiscais emitidas. Portanto, se o usuário deseja acessar os detalhes dos itens das notas fiscais, em um determinado período, como, as quantidades, os valores, impostos, etc., esta tela será útil.
Esta página mostra:
Como utilizar os filtros?
1) Acesse o menu “Vendas > Itens das Notas Fiscais”.
2) Utilizando os filtros, pode-se realizar uma pesquisa mais específica conforme os dados que deseja obter. É possível filtrar por notas emitidas em um certo período, por destinatário, indicar o estado das notas que deseja visualizar (digitação, emitida, etc.), sua situação (autorizada, rejeitada, etc.), por item, dentre outros filtros disponíveis.
3) Para visualizar esta tela com as informações dos impostos, clique na opção “Visualizar grade incluindo impostos” na parte superior da tela de itens das notas fiscais.
4) Após ativar a opção “Visualizar grade incluindo impostos”, vários outros filtros relacionados a dados de impostos, ficam disponíveis para utilização. Para saber mais sobre como personalizar a visualização das telas, clique aqui.
Como gerar os relatórios?
1) Supondo que desejo gerar um relatório dos itens de notas fiscais de um determinado período, ao filtrar as datas desejadas, conforme mostrado aqui, basta clicar no submenu “Imprimir/ exportar” e selecionar o relatório “Relatório padrão – itens das notas fiscais”.
2) Será então exibida uma tela onde é possível escolher se deseja gerar o relatório dos itens selecionados, ou seja, com a caixa de seleção marcada, ou se deseja gerar o relatório dos registros que foram filtrados.
3) Após escolher a forma que deseja gerar o relatório basta clicar no botão cinza “Visualizar PDF” para visualizar o arquivo criado no próprio sistema ou no botão cinza “Download” para o arquivo ser salvo em pastas locais do seu computador.
Atenção: Relatórios mais complexos, especialmente aqueles que utilizam tabelas dinâmicas, não podem ser visualizados em PDF. Para acessar todo o conteúdo e funcionalidades desses relatórios, é necessário realizar o download do arquivo.
4) Veja um exemplo do relatório gerado. O relatório padrão exporta as seguintes informações:
- Data da emissão: data em que a nota fiscal foi emitida.
- Estado da nota: indica o estado atual da nota fiscal, mostrando em qual fase do processo ela se encontra, como “Emitida”, “Digitação”, etc.
- Situação da nota: mostra o status atual do documento fiscal, como “Não enviada”, “Autorizada”, “Cancelada”, “Em processamento”, etc.
- Item: código e descrição do produto/serviço faturado.
- Valor unitário: preço individual do item.
- Quantidade: quantidade faturada.
- Valor total: valor calculado (Quantidade x Valor unitário).
- Custo de aquisição/orçamentação: custo do produto para a empresa.
- % margem: margem de lucro calculada sobre a venda.
- Peso Bruto total: peso total completo da mercadoria (incluindo embalagem).
- Peso Líq. total: peso total exclusivo da mercadoria (sem embalagem).
5) Além do relatório padrão apresentado, o sistema oferece outros modelos de relatórios na tela “Itens das Notas Fiscais”, cada um com diferentes níveis de detalhamento para atender às suas necessidades específicas.
6) Se nenhum dos modelos disponíveis atender completamente ao que você precisa, é possível personalizar o relatório. Para aprender como baixar um relatório para editá-lo, clique aqui. Para saber mais sobre relatórios personalizados, clique aqui.
Se ficou alguma dúvida, entre em contato com nosso suporte.
Veja também: