Está página mostra:
- Como funciona uma venda triangular?
- Nota fiscal de remessa “simbólica” ao revendedor
- Nota fiscal de remessa (por conta e ordem de terceiro) ao cliente
- Nota fiscal de venda (venda à ordem) ao cliente final emitida pelo revendedor
Como funciona uma venda triangular?
Na venda triangular, o cliente final adquire o produto do revendedor, que o compra do produtor, pedindo-lhe que a entrega da mercadoria seja feita diretamente pelo produtor para o cliente final, sem passar fisicamente pelo revendedor.
Esse tipo de venda envolve três atores:
- o produtor: fabrica a mercadoria e a vende para o revendedor.
- o revendedor: adquire a mercadoria do produtor para repassá-la ao consumidor.
- o cliente final: compra a mercadoria do revendedor, mas a recebe diretamente do produtor. O cliente final pode ser pessoa física ou jurídica.
- Produtor – emite duas notas:
- Nota fiscal de remessa “simbólica” (venda à ordem) ao revendedor (normalmente CFOP 5118/6118 ou 5119/6119, que gera pagamento, mas não movimenta estoque)
- Nota fiscal de remessa (por conta e ordem de terceiro) ao cliente final (utiliza normalmente a CFOP 5923/6923, que não gera pagamento, mas movimenta o estoque)
- Revendedor – Emite uma nota:
- Nota fiscal de venda (venda à ordem) ao cliente final (geralmente CFOP 5120/6120)
Nota fiscal de remessa “simbólica” ao revendedor
1) Na edição da operação fiscal de remessa simbólica ao revendedor, que normalmente gera pagamento, mas não movimenta estoque: expanda a seção “Inicialização do item da nota” e faça algumas configurações. Para saber mais sobre operações fiscais, clique aqui.
a) Na aba “Pagamento”, deixe marcada a opção “Com pagamento” para gerar títulos a receber, e informe as contas de débito e crédito nos campos da aba “Conta”.
b) Na aba “Movimentar estoque”, deixe desmarcada a opção “Movimentar estoque” para não serem geradas movimentações de estoque na emissão da nota de remessa simbólica ao revendedor.
c) Quando a venda é de produtos com NCM de medicamento (com obrigatoriedade de informar os campos de rastreabilidade na nota), há uma exceção à regra:
- nas operações fiscais 5118/6118 não é exigido o campo de rastreabilidade para itens medicamentos (até porque esta nota não movimenta estoque).
- para marcar/desmarcar a opção “Gerar o grupo ‘Detalhamento de produto sujeito a rastreabilidade’ na NF-e”, expanda a aba “Dados fiscais” na seção “Inicialização do item da nota”.
2) Nos itens da nota fiscal de remessa, verifique se as propriedades da operação fiscal foram inicializadas corretamente. Se necessário, acesse “Ações > Atualizar dados dos itens conforme operação fiscal da NF”. Para mais informações sobre a emissão de notas fiscais, clique aqui
Nota fiscal de remessa ao cliente final, por conta e ordem de terceiro
1) Na edição da operação fiscal de remessa por conta e ordem de terceiros ao cliente final, que normalmente não gera pagamento, mas movimenta estoque, expanda a seção “Inicialização do item da nota” e faça as seguintes configurações:
a) Na aba “Pagamento” , deixe desmarcada a opção “Com pagamento” para não gerar títulos a receber. Para gerar o lançamento contábil de conciliação financeira, marque a opção “Gerar lançamento contábil”, e preencha as contas de débito e crédito nos campos da seção “Conta”. Para saber mais sobre lançamentos contábeis, clique aqui.
b) Na aba “Movimentar estoque”, deixe marcada a opção “Movimentar estoque” para gerar as movimentações de estoque e, na aba “Contas”, preencha a conta de destino da movimentação.
2) Nos itens da nota fiscal de remessa por conta e ordem de terceiros ao cliente final, verifique se as parametrizações da operação fiscal foram feitas corretamente. Se necessário, acesse “Ações > Atualizar dados dos itens conforme operação fiscal da NF”. Para mais informações sobre emissão de notas fiscais, clique aqui
Nota fiscal de venda (venda à ordem) ao cliente final emitida pelo revendedor
1) Se a sua empresa é a revendedora (fornecedora) do cliente final, na edição da operação fiscal de venda ao cliente final, como normalmente não gera pagamento, nem movimenta estoque, expanda a seção “Inicialização do item da nota” e faça as seguintes configurações:
a) Na aba “Pagamento”, deixe desmarcada a opção “Com pagamento” para não gerar títulos a receber. Para gerar o lançamento contábil com as contas de conciliação financeira, marque a opção “Gerar lançamento contábil”, e preencha a conta de débito e a conta de crédito nos campos da seção “Conta”. Para saber mais sobre lançamentos contábeis, clique aqui.
b) Na aba “Movimentar estoque”, deixe desmarcada a opção “Movimentar estoque” para não gerar movimentações de estoque na emissão da nota fiscal de venda ao cliente final (emitida pelo revendedor).
2) Nos itens da nota fiscal de venda ao cliente final (emitida pelo revendedor), verifique se as parametrizações da operação fiscal foram inicializadas corretamente. Se necessário, acesse “Ações > Atualizar dados dos itens conforme operação fiscal da NF”. Para mais informações sobre emissão de notas fiscais, clique aqui.
Veja também:
- NF-e (venda, remessa, compra etc)
- Operações Fiscais
- Lançamentos contábeis
- Terceirização: Como parametrizar as operações de remessa e retorno de insumos?
- Qual a diferença entre “Estado” e “Situação” das notas fiscais?
- O que fazer quando o sistema indica “Estoque insuficiente” para item de pedido de venda ou nota fiscal?