Em situações onde uma nota fiscal já foi emitida, mas não foi vinculada corretamente a um pedido de venda, é necessário reverter temporariamente o estado da nota para realizar o vínculo. Este processo permite corrigir a relação entre os documentos.
Como fazer?
1) Se a nota fiscal que você deseja editar for referenciada por outro documento (ex: uma nota fiscal de devolução), será necessário reabrir primeiro esses documentos referenciadores. Caso contrário, ao tentar desfazer a emissão da nota que irá vincular o pedido, o sistema exibirá a seguinte mensagem de “Atenção”:
“Não é possível reabrir esta NF, pois ela é referenciada pelas seguintes NFs que estão emitidas. Se desejar reabrir esta NF, primeiro reabra estas NFs que a referenciam:”.

a) Vá até a nota fiscal que referencia a NF que você deseja editar e desfaça a emissão selecionando a opção “Sem desfazer as movimentações de estoque” para manter as movimentações de estoque.

2) Se a nota fiscal teve títulos financeiros gerados e baixados (contas recebidas), será necessário excluir esses pagamentos antes de reabrir a nota fiscal, senão ao tentar desfazer a emissão da nota com o título pago, a mensagem a seguir será retornada.
“Esta nota contém pelo menos um título com valor já baixado ou estado diferente de emitido, não é possível desfazer sua emissão.”

a) Acesse o menu “Financeiro > Contas a receber” e localize os títulos gerados pela nota.

b) Exclua os lançamentos de baixa desse título, deixando-o em aberto.

Após a vinculação, os títulos deverão ser gerados e baixados novamente. Para saber mais sobre como desfazer um recebimento, clique aqui.
3) Após desfazer as ações que impactem na edição da nota. Encontre a nota fiscal que deseja vincular ao pedido de venda e desfaça a emissão sem desfazer as movimentações de estoque. Para isso clique no ícone de triângulo invertido e na opção “Sem desfazer as movimentações de estoque”. Isso colocará a nota de volta ao estado “Digitação” sem alterar o saldo de estoque.

4) Clique em “Sim” para confirmar.


5) Com a nota em estado editável, abra a edição do item através do ícone de lápis e expanda o campo “Pedido de venda”.

6) Preencha os campos “Pedido de venda” e “Item do pedido”. Clique em “Salvar e fechar” para gravar as alterações.

Observação: Uma mesma nota fiscal pode ter seus itens vinculados a diferentes pedidos de venda. O vínculo é feito individualmente para cada item.
9) Após o vínculo, confirme a emissão da nota fiscal para regularizar a situação.

Observação: Se foi necessário abrir a nota referenciadora ou desfazer o recebimento do pagamento, como demonstrado nos passos 1 e 2, após a vinculação da nota com o pedido de venda, as ações deverão ser refeitas para manter a conformidade dos processos. Ou seja, os títulos deverão ser gerados e baixados novamente e a nota que referencia a nota editada reemitida.
Veja também: